Condomínio de Fortaleza instala mercadinho que funciona na base da confiança

06/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As compras são feitas através de um aplicativo sem ter contato com dinheiro ou com cartão de crédito. Após pagar, o condômino vai ao local e pega a mercadoria.

Em tempos de pandemia e de isolamento social, uma das maiores preocupações da população é ter que sair de casa para fazer a feira ou ir ao comércio para compras eventuais. Mas um condomínio de Fortaleza encontrou a fórmula certa que uniu a comodidade e ao mesmo tempo vem exercitando a confiança mútua, seja a do comerciante e a dos consumidores. O condomínio Bosque das Flores, com 102 apartamentos, no bairro Luciano Cavalcante, foi o primeiro do Ceará a adotar esse sistema, já bem disseminado nos estados do Sul e Sudeste, com mais efetividade em Curitiba, capital do Paraná.

Segundo o sindico do condomínio, Gerardo Júnior, a administração do condomínio recebeu a proposta da empresa Térreo Market, que trabalha no sistema da desenvolvido pela Market4u, empresa curitibana que atua no “mercado sem sair de casa”. Segundo ele, após receber a proposta apresentou a ideia para o conselho da administração e num primeiro momento todos foram favoráveis. “Além da conveniência de ter um mercadinho no condomínio, nesse momento de pandemia, também tem o relacionamento de confiança, pois cada condômino se auto atende. Tanto que o nome do mercadinho é ‘Market – o que você precisa sem sair de casa!’ e tem como lema ‘Honestidade é o nosso negócio!’”, detalhou.

As compras, segundo Gerardo são feitas através de um aplicativo sem ter contato com dinheiro ou com cartão de crédito. “As mercadorias são dispostas na área comum em prateleiras e temos duas geladeiras, uma para colocação de bebidas, agua, guaraná e outra para bebidas alcoólicas, só que essa segunda tem uma trava que só é liberada pelo aplicativo do celular para evitarmos que menores de idade tenham acesso. “Achamos a proposta fantástica, pois a questão da confiança é muito importante para o sistema funcionar.  Isso é bom para os moradores, bom para quem tem filhos. Os pais estão achando fantástico poder educar os filhos com esse exemplo de cidadania”, afirmou.

Os produtos que são comercializados no mercadinho, são: cereais, enlatados, produtos de limpeza, de higiene, descartáveis, alimentos não perecíveis, como óleo, sal, açúcar, vinagre, leite, azeite, café, entre outros, que vez por outra faltam na hora de preparar a alimentação. O melhor de tudo é que o condomínio não tem nenhuma despesa com o serviço, pois tem uma participação no faturamento mensal para pagar a energia consumida durante o mês.

Foto: Arquivo