Zoneamento e Plano de Manejo do Parque do Cocó deve ser concluído em setembro, diz SEMA

03/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Parque do Cocó, é considerado um dos maiores parques urbanos do Brasil. Começa na barragem do Rio Cocó, nas confluências entre Fortaleza, Itaitinga, Pacatuba e Maracanaú e segue por 20 km até sua foz nas praias de Caça e Pesca e Sabiaguaba.

O Parque Estadual do Cocó, criado há três anos pelo Governador Camilo Santana, entra em uma nova fase de consolidação com a elaboração do seu Zoneamento e de um Plano de Manejo (PM). O secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, destaca que desde o início do ano foi iniciada a elaboração do Plano de Manejo que está em sua fase final. “Creio que até final de setembro teremos concluído essa fase,” destaca. O Plano de Manejo, segundo ele, faz um diagnóstico de toda área do parque, que é de 1.580 hectares.

O Parque do Cocó, é considerado um dos maiores parques urbanos do Brasil. Começa na barragem do Rio Cocó, nas confluências entre Fortaleza, Itaitinga, Pacatuba e Maracanaú e segue por 20 km cidade adentro até sua foz, entre a Praia de Sabiaguaba e Caça e Pesca. Artur Bruno ressalta que o Governo está construindo vários equipamentos de lazer, esporte e cultura em vários bairros margeados pelo rio. “Temos dois atualmente, na área do anfiteatro, onde ocorre o projeto Viva o Parque e o Adail Barreto, doado pela Prefeitura de Fortaleza. Até o final do ano vamos inaugurar mais quatro áreas: Na Cidade 2000, Aerolândia, Tancredo Neves, São João do Tauape”, frisou.

Esses locais terão areninha, quadra poliesportiva, praça mais infância com brinquedopraças, academia de ginástica e parquinho infantil. “A ideia é que a gente possa, nos próximos anos, criar equipamentos em outros bairros por onde passa o Parque. Neste momento estamos fazendo o zoneamento da área, isto é, quais são as áreas que podem ter uso intensivo para esporte, lazer, atividade cultural; quais as áreas que só poderão ter educação ambiental e pesquisa cientifica e quais aquelas áreas chamadas intangíveis, onde não se pode penetrar porque é área que precisa ser extremamente preservada”, detalhou.

Disse ser um privilégio Fortaleza ter uma floresta dentro da cidade, porque poucas cidades no mundo têm. “Essa floresta precisa ser melhor conhecida e utilizada pela população para atividades físicas, lazer, encontro familiar e com amigos. Por isso, estamos criando esses espaços. Evidentemente essa é também uma área de apreciação da fauna, da flora e da convivência da natureza. É fundamental preservar o rio. Neste segundo semestre, vamos lançar o ‘Pacto pelo Cocó’. A ideia e envolver a sociedade de Fortaleza e os municípios que fazem fronteira e onde o parque inicia, que são, Itaitinga, Pacatuba e Maracanaú para criar esse sentimento de pertencimento da população com relação ao Parque do Cocó”.

O secretário ressalta que o plano de Manejo vai ser fundamental nesse processo, porque ele traz um diagnóstico e as diretrizes para que aconteça uma boa gestão da área. Na quarta-feira, a SEMA realizou audiência pública virtual para discutir o Zoneamento do Parque Estadual do Cocó. A reunião foi coordenada pela Arcadis, consultoria contratada para realizar o Plano de Manejo (PM) da unidade de conservação (UC). O encontro contou com participação de representantes do Conselho Gestor da Unidade, de instituições parceiras do Estado e demais partes interessadas, que discutiram o tema por mais de quatro horas.

Artur Bruno, durante o encontro, disse que houve um grande avanço, quando a definição das áreas que podem ser utilizadas intensivamente, moderadamente e aquelas que têm que ser preservadas. A coordenadora do Plano de Manejo do Cocó, que integra a Arcadis, Bruna Pasquini, da Arcadis, fez a apresentação do plano, quando as suas referências norteadoras, e as questões que devem ser levantadas para a construção do Zoneamento. Entre elas, Quais as áreas prioritárias que devem ser preservadas?; as áreas destinadas para uso público? as que devem ser recuperadas? . Disse que o Zoneamento precisa deixar isso claro para a sociedade.

O que é?

Plano de manejo funciona como um portfólio de planejamento, onde a base apresentada no documento principal é formada pelos componentes fundamentais, dinâmicos e normativos da Unidade de Conservação, e a partir deste, os demais planos são elaborados e incorporados.  É o ponto de partida de um processo contínuo de planejamento e não o seu fim.

O zoneamento identifica as unidades territoriais, que, por suas características físicas, biológicas e socioeconômicas, bem como por sua dinâmica e contrastes, devem ser objeto de disciplinamento, objetivando atingir o desenvolvimento sustentável da unidade de conservação.

As pessoas interessadas em participar da elaboração do zoneamento do Parque do Cocó com sugestões, pode acessar até o dia 8 de julho os seguintes links:  https://arcg.is/1S8bqH e https://bit.ly/RioCoco .

Foto: Silmara Cavalcante