Serviço digital: população pode fazer autoleitura do consumo mensal de água

03/07/2020 - Ana Clara Cabral

Medida visa diminuir contato presencial dos agentes da Companhia com clientes, colaborando com o enfrentamento à pandemia no Ceará.

Com a necessidade de reformular a forma de atendimento à população durante a pandemia, a tecnologia vem sendo uma aliada no acesso a diversos serviços. Através de aplicativo, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), disponibiliza para a população a autoleitura do consumo mensal de água. Segundo a Companhia, o serviço foi elaborado com o objetivo de otimizar o processo e manter o distanciamento dos agentes comerciais em função da pandemia do novo coronavírus, que anteriormente precisavam ir ao imóvel para realizar a leitura.

“O serviço é mais um passo para a modernização dos canais de atendimento e praticidade no contato com a Cagece. A nova funcionalidade vale para os municípios em que o faturamento acontece de forma imediata, ou seja, com emissão e entrega instantânea da fatura após visita do leiturista. As cidades onde o faturamento é convencional, em que a leitura não é instantânea, permanece o mesmo”, explica a Companhia de Água e Esgoto.

Como fazer?

  • Primeiro, baixe aqui o aplicativo Cagece App para aparelhos Android, ou aqui para plataforma iOS;
  • Faça o cadastro no aplicativo e veja qual data costuma receber a visita do agente da Cagece. O cronograma de leitura será o mesmo;
  • Você receberá um alerta um dia antes e no dia da leitura também;
  • Faça uma foto da numeração do hidrômetro e preencha os campos solicitados;
  • Após fechamento do faturamento, a conta será enviada para o email cadastrado.

E se a autoleitura não for informada até a data programada?

Nesse caso, conforme avisa a Cagece, a conta de água será faturada com base na média de consumo do imóvel, conforme critérios de faturamento estabelecidos pela própria Companhia.

Se a leitura registrada estiver fora da faixa de consumo esperada, a conta de água ficará em estado de revisão para análise e verificação até que haja a validação do consumo a ser faturado.

Outras funções

Também através do Cagece App, a população pode acessar outros serviços como o registro de ocorrências de falta de água, vazamentos, denúncias de fraudes, buracos e solicitação de 2ª via de fatura. As demandas são imediatamente registradas. Após a solicitação, ainda é possível acompanhar o andamento do processo no aplicativo ou via e-mail.

Foto: Divulgação Governo do Estado