Covid-19: postos de saúde mantêm atendimentos neste final de semana

03/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na ampliação da rede de atendimento durante a pandemia, a Prefeitura de Fortaleza vem ofertando atendimento nas unidades básicas nos finais de semana. No sábado (4/7) e no domingo (5/7), a população conta com o funcionamento de seis Postos de Saúde, das 8 às 17h. A medida expande as portas de entrada para o sistema […]

Na ampliação da rede de atendimento durante a pandemia, a Prefeitura de Fortaleza vem ofertando atendimento nas unidades básicas nos finais de semana. No sábado (4/7) e no domingo (5/7), a população conta com o funcionamento de seis Postos de Saúde, das 8 às 17h. A medida expande as portas de entrada para o sistema público de saúde e reforça as ações em execução direcionadas ao combate à Covid-19 no âmbito municipal.

As unidades em funcionamento contarão com equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo médicos e enfermeiros, que realizarão o acompanhamento e a triagem de pacientes com quadros gripais sugestivos.

Plano de Retomada do Atendimento nos Postos de Saúde

Os 113 postos do município começaram a voltar os atendimentos de rotina e continuam cumprindo as obrigações sanitárias rigorosas e uso de máscaras, de acordo com o último decreto. Em anuncio nas redes sociais, o prefeito Roberto Cláudio disse que até a próxima semana, 75% das atividades agendadas devem ser normalizadas, seguindo o retorno gradual dos atendimentos.

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde, Rui de Gouveia, essas unidades foram fundamentais para o enfrentamento à Covid-19, priorizando casos agudos e síndromes gripais.

Ao falar sobre o retorno das atividades, Gouveia explicou: “iniciaremos com busca ativa e agendamento de pessoas principalmente com condições crônicas, de risco alto e muito alto. À medida que formos progredindo com a situação da situação da pandemia no município, progrediremos também com o atendimento à população”. O coordenador falou ainda esperar que todas as atividades da Atenção Primária estejam funcionando em sua totalidade até agosto.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza