Ceará passa de 11 mil casos de dengue, zika e chikungunya em meio à pandemia

03/07/2020 - Ana Clara Cabral

Cuidados básicos de manutenção da área interna e externa das casas são as principais ações de prevenção.

Dengue

Apesar dos maiores cuidados com a saúde serem relacionados à pandemia da Covid-19, as arboviroses exigem atenção. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o estado já registrou, de janeiro a junho deste ano, 11.082 casos confirmados de dengue, 316 de chikungunya e 15 de Zika Vírus.

A campanha de conscientização da Sesa, “10 minutos contra o mosquito”, destaca: “o coronavírus mata. A dengue também”. Além disso, a Secretaria realiza monitoramento sistemático do cenário epidemiológico no Ceará com base o Plano Estadual Integrado em Saúde para Enfrentamento das Arboviroses.

A geração de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, pode ser evitada com breves cuidados diários. Recipientes como prato de vaso de plantas, baldes, tonéis, pneus vazios e caixa d’água, são locais propícios a proliferação do mosquito e muito comuns em ambientes domésticos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar explicou: “o Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas”.

Veja o que fazer para prevenir:

• Dentro de casa:
  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

O Ministério da Saúde também advertiu: “a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção”.

Importante: Caso o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado em local de difícil acesso à população, como terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

Fique atento aos primeiros sintomas:

• Febre alta;
  • Dor no corpo (muscular e/ou articulações);
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos;
  • Erupções na pele.

Dor abdominal persistente, sinal de sangramento e tontura podem ser sinais de alarme em casos mais graves.

Casos graves

O agravamento da doença pode levar à morte. No Ceará as arboviroses geraram 146 atendimentos nessas circunstâncias, sendo 71 na capital e o restante em cidades do interior. Quatro pessoas faleceram de arboviroses, com idades entre 20 e 49 anos. Três em Fortaleza e uma em Barbalha.

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza