Curso capacita pequenos empreendedores a venderem mais e melhor para a Administração Pública

02/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Com o objetivo de ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), estão disponibilizando uma ferramenta fundamental para quem quer conhecer como ocorre o processo de contratação junto a administração pública. Trata-se do curso “Como Vender para a Administração Pública”.  A capacitação acontecerá na modalidade a distância.

A meta é ampliar em 2% a participação dos pequenos e micros empreendedores no total de compras governamentais. A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet destaca que poderão participar da capacitação os Micro Empreendedores Individuais (MEI), Micro Empreendedores (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). “O Governo do Estado já vem realizando um excelente trabalho de abrir a participação do pequeno empreendedor nas compras governamentais, mas queremos aperfeiçoá-lo ainda mais. Para isso, temos investido na montagem de uma plataforma de compras que permita ao empreendedor ter acesso às demandas do Estado e, dessa forma, participar ativamente dessa rede de negócios,” detalha o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro.

Valdir Augusto da Silva, coordenador de Gestão de Compras da Seplag e conteudista do curso “Como Vender para a Administração Pública”, argumenta que o Governo do Estado em 2019, contratou dos pequenos negócios, mais de 1,44 bilhão de reais em bens, serviços e obras, envolvendo 840 unidades contratantes, 18.684 processos de aquisição, mais de 126.000 mil itens e a contratação de 1.775 fornecedores. “O Governo hoje é o maior comprador de bens e serviços dos pequenos negócios, por isso é preciso que, cada vez mais, esses fornecedores sejam qualificados”, assevera.

Valdir argumenta que as compras governamentais são submetidas a um processo formal, que às vezes parece burocrático, porém necessário que isso ocorra para garantir a contratação de bens e serviços nos padrões de qualidade e nas condições necessárias ao pleno funcionamento do serviço público. “Exatamente por esse motivo, que o curso se torna importante. Ele irá trazer conhecimentos básicos aos empreendedores de pequenos negócios interessados no processo de compras governamentais. No final da capacitação, os participantes poderão identificar oportunidades de negócio e se preparar para participar das contratações da Administração Pública”, esclarece.

Ainda sobre o curso, a coordenadora pedagógica da Escola de Gestão Pública, Fernanda Diniz, comenta que é um benefício de duas mãos, pois beneficiará os pequenos fornecedores que serão capacitados a vender mais e melhor seus produtos. e o Estado, que terá um serviço mais qualificado. “Esse curso é uma parceria que surgiu para aperfeiçoar os conhecimentos em benefício da gestão pública. Decidimos apoiar essa iniciativa, para contribuir com a transparência e a seriedade no processo de compras governamentais e ao mesmo tempo gerar oportunidades para o setor dos pequenos negócios”, enfatizou.

Serviço

O curso “Como Vender para a Administração Pública” terá carga horária de 20 horas, e abordará os seguintes temas: As compras governamentais como oportunidade para os pequenos negócios; A legislação das compras governamentais; O que fazer ao decidir participar das compras da Administração Pública; O cadastramento do fornecedor na Administração Pública; Como identificar as necessidades de aquisição da Administração Pública; As formas de participação nas compras da Administração Pública; É hora de contratar com a Administração Pública… E agora?.

As aulas serão ministradas entre 27 de julho a 15 de agosto, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Gestão Pública. As inscrições serão abertas no próximo dia 15 e vão até 24 de julho. Interessados devem acessar o link: egp.ce.gov.br/inscricao. Certificados serão emitidos para os participantes que concluírem o curso.

Foto: Divulgação/Gov. do Ceará