Conjunto Palmeiras é tema do documentário que estréia hoje na programação online do Cineteatro São Luiz

02/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Cineteatro São Luiz - Mateus Dantas

Intitulado de “Palmas”, o filme conta a história, através do olhar de seus próprios protagonistas, do Conjunto Palmeiras (Fortaleza), o intenso movimento de reivindicações e lutas, além da genialidade de uma população que criou sua própria moeda e o primeiro banco popular comunitário do Brasil, o Banco Palmas. Essa história ainda desconhecida por muitos, estreia na programação online do Cineteatro São Luiz nesta quinta-feira (02/07), às 20h.

Para entender essa história, é preciso conhecer a origem do Conjunto Palmeiras. Em 1973, movida por interesses de especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza desapropriou 1.500 famílias de suas casas na zona costeira da Capital. Essas famílias foram transferidas para um local sem a mínima infraestrutura de moradia, a mais de 20km de seu local de origem, e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas. Foi para resolver os problemas socioeconômicos dos moradores que a comunidade criou a sua própria moeda, chamada de “Palmas”, e o primeiro banco popular comunitário do Brasil.

A exibição faz parte da faixa de programação Semana do Audiovisual Cearense que todas as quintas, sempre no horário das 20h, estreia um filme cearense no canal no YouTube do Cineteatro, bem como em seu site. A programação, após a estreia, fica disponível por tempo indeterminado nas mesmas plataformas de lançamento.

Foram 9 anos entre produção, gravação e finalização, 80 horas de material bruto gravado a ser decupado. Por fim, o filme de 56 minutos da cineasta e psicóloga Edlisa Barbosa, lançado no ano de 2014. Edlisa ganhou alguns prêmios pelo roteiro deste filme, chegando a receber bolsa espanhola para trabalhá-lo em Madrid por 3 meses com tutoria de realizadores ibero-americanos.

Edlisa Barbosa

Especializou-se em audiovisual e meios eletrônicos pela UFC. Realizou alguns curtas, como o videodança “Isto não é uma Lata” selecionado pela Bienal Internacional de Dança de Par em Par de 2008 e “O gesto, a Voz, O Olho” em direção conjunta com Alexandre Veras e selecionado na mostra não competitiva do Festival Etnográfico do Recife.

Exibição do filme “Palmas” de Edlisa Barbosa

Ficha Técnica: