Mais Ação transforma espaços no Planalto Vitória, no Canindezinho

01/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Projeto da Prefeitura de Fortaleza alcança outras comunidades da Capital e promove infraestrutura básica a locais onde há pouca ou nenhuma

Uma série de serviços estruturais como drenagem, esgotamento sanitário, troca de iluminação pública e pavimentação transforma, aos poucos, a realidade do Planalto Vitória, no Canindezinho. A comunidade foi, em 2019, uma das primeiras contempladas pelo projeto Mais Ação, da Prefeitura de Fortaleza, e recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal da Capital, o vereador Antônio Henrique (PDT), na última terça-feira, 30 de junho.

Vereador Antônio Henrique visitando as obras do Programa Mais Ação

Na visita, Antônio Henrique ouviu moradores e fiscalizou o andamento das obras que, segundo a Secretaria da Infraestrutura (Seinf), já estão quase 50% concluídas. Foram vistoriadas, por exemplo, vias públicas como a Juazeiro, a Clóvis Teixeira e a Aires César.

Segundo o coordenador de obras da Seinf, Guilherme Gouveia, as obras de esgotamento sanitário e de drenagem no Planalto Vitória já estão praticamente concluídas, o que permite avançar para a etapa de pavimentação das vias com piso intertravado. Dessa forma, o gestor projeta que, ao longo do segundo semestre deste ano, haverá “avanço significativo” no ritmo das intervenções municipais na região. “Os benefícios são duradouros”, assegurou.

“É nesse padrão que todas as ruas do Planalto Vitória ficarão após a conclusão dessa importante obra”, disse Antônio Henrique, destacando a qualidade do piso intertravado.

A aposentada Airlis Ferreira da Costa, 68, moradora da comunidade do Canindezinho, lembra que a rua Clóvis Teixeira, onde reside, era “cheia de lama e com muita muriçoca”. “Agora tá maravilhosa, faltam só as calçadas”, comemora. Segundo ela, a falta de pavimentação fazia sua casa encharcar todos os anos na quadra chuvosa e impedia a circulação de transporte público e até mesmo de viaturas policiais. “O que era bom pra nós, agora, era só um posto de saúde. O mais próximo é no Conjunto Esperança”, pleiteia a aposentada.

Mais Ação

O projeto Mais Ação começou a ser executado em 2019 com obras em comunidades como Planalto Vitória, Parque Presidente Vargas, Jardim Glória, Unidos Venceremos e outras.

Guilherme, coordenador de obras da Seinf, acredita que o projeto tem o mérito de “tirar da lama” áreas da Cidade com pouca ou nenhuma infraestrutura básica e, consequentemente, com baixa mobilidade e pouco acesso a serviços públicos como coleta seletiva urbana. “Para além disso, envolve diretamente a saúde, porque dá mais qualidade de vida pras pessoas”, disse.

Com orçamento em torno de R$ 1,5 bilhão, financiados por bancos internacionais e nacionais, o Mais Ação prevê obras em comunidades de todas as sete regionais da Capital.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dnatas