Déficit de Atenção e Hiperatividade tem tratamento; saiba onde encontrar atendimento

01/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O TDAH é caracterizado por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo o primeiro o mais comum

A Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) estima que 4% da população adulta pode ter déficit de atenção e, aproximadamente, 80% dos casos tiveram início na infância, a maioria deles não diagnosticados. O TDAH é caracterizado por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo o primeiro o mais comum.

O transtorno interfere nas chamadas funções executivas como organização, planejamento, administração do tempo e no bem-estar psíquico dos pacientes. Nos adultos pode prejudicar relacionamentos, desempenho profissional e provocar baixa autoestima. O psiquiatra do Hospital de Saúde Mental, dr. Alexandre Sampaio. explica que, em muitos casos, as pessoas não sabem que possuem o transtorno porque não foi feito o diagnóstico precoce.

“No adulto, esse tipo de transtorno é apresentado com pouca hiperatividade e mais desatenção. As queixas mais comuns dos pacientes com TDAH são a falta de concentração e a impulsividade. Eles não conseguem, por exemplo, fazer um planejamento a longo prazo e acabam cedendo ao prazer imediato. Com uma capacidade executiva menor, acabam optando por ações de ganho rápido, o que traz prejuízos nas áreas profissionais e acadêmicas”, pontua o médico.

Imagem: Tdag.org.br

Diagnóstico e Tratamento

As unidades de saúde são a porta de entrada de todo atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde. Em Fortaleza, o atendimento para pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) começa no posto de saúde, por uma consulta com o profissional médico, que avaliará o paciente e, se identificado a necessidade de um tratamento especializado, encaminha para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Infatil ou Adulto). No momento as unidades de saúde e os serviços da rede de saúde mental passam pelo processo de retomada das consultas eletivas.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, também passou a contar com um ambulatório específico para diagnóstico e tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O serviço foi criado por médicos da Residência em Psiquiatria da unidade e é destinado a pessoas com idade a partir de 16 anos.

Os atendimentos no Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI) podem ser agendados pelo e-mail ataiambulatorio@gmail.com ou pelo telefone (85) 98888-8200. Os interessados devem apresentar o encaminhamento de um médico e serão avaliados em uma consulta online pela equipe do HSM. Após esta etapa, as pessoas diagnosticadas com TDAH darão início ao tratamento recomendado. Devido à pandemia, o acompanhamento é feito por videochamadas.

Live sobre TDAH

No dia 16 de julho, às 19h30, os profissionais do ATAI participarão de uma transmissão ao vivo pela internet sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo da iniciativa é fornecer informações para a população sobre o serviço, bem como orientar a respeito do problema. A live será transmitida pelo canal no YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Serviço

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Atai) – para pessoas acima de 16 anos

  • Telefone para contato: (85) 98888-8200
  • Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana – Fortaleza – CE

Com informações do HSM

Foto: Site DFinâmica