Assistência neurológica passa a ser oferecida pela Central de Regulação do Ceará

01/07/2020 - Rochelle Nogueira

A ação faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde, programa de planejamento estratégico da Sesa, com foco no cidadão.

A Central de Regulação do Estado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa a ofertar a partir desta segunda-feira (29), o serviço de neurologia para assistência dos pacientes provenientes do interior e da capital. O serviço contará com um médico neurologista de plantão que vai avaliar os casos que necessitem da especialidade. A proposta visa oferecer melhorias à assistência desses pacientes, com especialistas, inclusive os de Fortaleza, quando necessário.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a ação faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde, programa de planejamento estratégico da Sesa com foco no cidadão. Com o serviço disponibilizado à população através do Telessaúde, as queixas dos pacientes são discutidas entre as equipes médicas e são analisadas caso a caso. Com isso, facilita a transferência ou a manutenção do paciente no hospital de origem, seguindo o tratamento indicado.

>>> Atende em Casa: plataforma garante atendimento médico on-line gratuito

“É um projeto que se inicia e tem muito a amadurecer e crescer para melhorar a assistência do nosso povo no Ceará”, disse Mozart Rolim, coordenador da Regulação do Estado, reforçando que o Telessaúde funciona com quase todas as especialidades na parte ambulatorial, orienta profissionais, qualifica a fila, permite a efetivação de pareceres em tempo hábil, melhorando a assistência na Atenção Básica.

A médica neurologista Alissa Formiga é uma das profissionais que irá trabalhar no novo serviço. “Muitas vezes, com a adequada visão do quadro clínico, dos exames, a gente consegue dar o direcionamento para os pacientes e pode auxiliar os profissionais que atuam na linha de frente. É uma excelente ideia, de fundamental importância, e o serviço tem tudo para crescer ainda mais”, relata a neurologista.

“A avaliação prévia, feita pelo médico especialista, dos pacientes que estão aguardando transferência colabora com o melhor entendimento do quadro clínico tanto de quem está solicitando a transferência quanto de quem irá receber o paciente, facilitando, desta forma, tanto no tratamento, na transferência e na recuperação deste paciente”, relatou Stephanie Scott, neurologista da central de regulação do Estado.

Como vai funcionar o serviço?

Especialistas poderão indicar direcionamentos e encaminhamentos nos casos neurológicos das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira, em caráter de plantão. Por videoconferência, cardiologistas também estarão de plantão para a condução das decisões referentes à assistência.

Saiba Mais

A Central de Regulação do Estado funciona de maneira integrada, por meio de uma rede informatizada, com todos os municípios cearenses. Em tempo real, recebe e direciona as demandas. A Central envolve todas as referências intermunicipais de consultas especializadas e exames, internações hospitalares eletivas e ainda de urgência e emergência. Tudo isso através do conhecimento da capacidade de oferta de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados, que integram a rede do Sistema único de Saúde (SUS).

Confira entrevista com o coordenador da Regulação do Estado, Mozart Rolim 👇

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Divulgação/Gov. do Ceará