IRPF2020: prazo para entrega da declaração termina hoje

30/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Receita estima que 32 milhões de pessoas devem entregar a declaração de imposto de renda

Encerra na noite desta terça-feira, 30, às 23h59min59s, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. Segundo a Receita Federal, até às 18h do último dia 29, mais de 27.904 milhões de pessoas já haviam enviado o documento que representa equivalente a 87,2% dos 32 milhões de declarações esperadas para este ano.

Lembrando que a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado, o equivalente a R$ 2.196,90 por mês, incluído o décimo terceiro. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

O contribuinte pode realizar sua declaração através do site da Receita Federal ou pode optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.

Neste ano de 2020 a Receita Federal realizou algumas mudanças relevantes, e entre as principais foram: a antecipação no cronograma de restituição, cujo pagamento começou no fim de maio e terminará no fim de setembro; o fim da dedução do INSS dos trabalhadores domésticos; contribuintes com certificação digital receberam a declaração pré-preenchida no programa gerador e a doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.

De acordo com a contadora, Hemilly Maia, esse ano de 2020 foi bem atípico em decorrência da pandemia, onde alguns de seus clientes idosos solicitaram atendimento em suas residências “Clientes mais idosos solicitaram minha visita para o preenchimento da declaração por medo do contágio do vírus ficando mais seguro para eles e para mim . Muitos clientes anteciparam as declarações via Whatsapp”, disse.

Hemilly ainda pontuou sobre um fato recorrente onde muitos contribuintes deixam para entregar a declaração no fim do prazo. “A verdade é que a grande maioria deixou para a última hora para declarar o imposto. O fluxo maior que tive foi entre ontem e hoje. Muitos clientes chegaram com informações incompletas havendo mais casos de retificação do que nos anos anteriores”. A contadora compreende que a situação era atípica aos anos anteriores, mas reforça a necessidades dos contribuintes sempre anteciparem suas declarações.

Informações: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil