Saúde e segurança: Corpo de Bombeiros abre 56ª Semana de Prevenção online

29/06/2020 - Ana Clara Cabral

Com programação inteiramente virtual, bombeiros investem em prevenção de diversos assuntos.

Na manhã desta segunda-feira (29) o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMB-CE) abriu a 56ª Semana de Prevenção. Pela primeira vez com programação inteiramente online, os bombeiros abordarão temas como prevenção ao suicídio, intoxicação por animais peçonhentos, incêndio, engasgo e dicas de segurança ao mergulho livre. Os eventos são gratuitos e acontecerão por meio de transmissões ao vivo no canal do YouTube do CBM-CE.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, o Corpo de Bombeiros adaptou a programação para atender os cuidados necessário de enfrentamento à pandemia no estado, evitando aglomerações. Por isso a Semana de Prevenção ocorrerá de forma remota. A abertura foi realizada hoje com mediação do major Giuliano Rocha e contou com a presença do comandante geral dos Bombeiros, coronel Luís Holanda.

Na ocasião, comandante Holanda falou que o mundo online é um caminho para continuar sendo trabalhado. “Estamos cada vez mais conectados. Hoje as instituições não podem se ausentar das redes, assim podem chegar mais longe. Tivemos que nos reinventar, foi um desafio para alcançar todos os cearenses”.

Além disso, Holanda comentou sobre o trabalho dos bombeiros no enfrentamento à pandemia. “As viaturas foram para as ruas, nos colocamos na vista da população. Fizeram rondas e ações de conscientização sobre o cumprimento do isolamento social, principal medida contra a Covid-19”, explicou.

Ao final, foi reforçado que a Semana Estadual de Prevenção aborda temas fundamentais para a população, mas também possibilita a capacitação para os profissionais do Corpo de Bombeiros. “Será importante para que a gente possa aumentar o conhecimento da nossa tropa. Vamos sair profissionais mais fortes e a população melhor preparada, para que cada vez mais possamos trabalhar mais com prevenção e menos com repressão dos problemas”, pontuou o coronel.

Confira abaixo a programação da 56ª Semana de Prevenção:

As primeiras palestras desta terça-feira (30) serão:

• Desafios na evolução do combate a incêndio urbano no CBM-CE: passado, presente e futuro. Horário: 9h
  • Como prevenir curtos circuitos e choques elétricos. Horário: 10h
  • Conceitos Operacionais e Responsabilidades no incêndio florestal. Horário: 11h

São João dos Bombeiros

Ainda hoje, às 16h30, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizará uma live especial voltada para os idosos. O “Especial de São João com a melhor idade” pode ser acessado por toda a população no canal do YouTube do CMB-CE clicando aqui. Veja mais: