Isolamento social: violações são registradas em ginásio esportivo, Beira-Mar e feiras na Capital

29/06/2020 - Ana Clara Cabral

Fortaleza iniciou a flexibilização da economia mas atividades em parques, praias e calçadões continuam proibidas

Descumprimentos do decreto de isolamento social são flagrados em ginásio, Beira-Mar e feiras na última semana em Fortaleza. Segundo Agência de Fiscalização (Agefis), no último domingo (28) cerca de 150 adolescentes foram dispersados de um ginásio esportivo no Centro da cidade, local em que realizavam um torneio feminino de futsal. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal, que além da dispersão e do esvaziamento total do público no local, distribuiu 80 máscaras de tecido.

A prática de esportes em grupo ainda está proibida na Capital, que atualmente está na Fase 2 do Plano de Retomada Econômica. Conforme o Plano, está permitido apenas corrida de rua, caminhadas e ciclismo em via pública, em um raio máximo de dois quilômetros da casa do praticante. Atividades em parques, praias e calçadões continuam proibidas.

Abordagens envolvendo vendedores ambulantes, feiras, paredões de som e estabelecimentos comerciais que não atendem medidas do decreto estão sendo frequentemente registradas pela Agência de Fiscalização. Durante o mês de junho, 355 estabelecimentos foram fechados por descumprimento do decreto e do Plano, e 25 feiras foram encerradas. No último final de semana, 28 ações foram realizadas para dispersão e conscientização da população.

Sete apreensões de paredões de som foram realizadas nos bairros Montese, Mondubim, Genibaú, Carlito Pamplona e Canindezinho. Além da apreensão do equipamento sonoro, os condutores foram penalizados com multa de R$ 1.346,93. De acordo com a Lei nº 9.756/2011, é vedado o uso de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos.

Veja o que pode funcionar na 2ª fase do plano de retomada da economia:

• Indústria química e correlatos – presencial 100%
  • Artigos de couros e calçados – presencial 100%