Alunos da rede municipal começam a receber quarto kit de alimentação

29/06/2020 - Rochelle Nogueira

Ao todo, 231 mil alunos matriculados nos 579 equipamentos, entre escolas, Centros de Educação Infantil e creches parceiras, que compõem o parque escolar do Município de Fortaleza, terão acesso aos kits alimentares.

Entrega de cestas básicas e máscaras pela prefeitura de Fortaleza aos alunos das escolas municipais

Com o objetivo de complementar a alimentação dos alunos durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência do enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Prefeitura Municipal de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira (29), o processo de entrega da quarta etapa dos kits de alimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Os kits alimentícios, do início de sua disponibilidade a população até o final desta etapa, beneficiarão cerca de 231 mil alunos matriculados nos 579 equipamentos, entre escolas, Centros de Educação Infantil e creches parceiras, que compõem o parque escolar do município de Fortaleza.

Conforme ressaltou a Prefeitura, com as três etapas de entrega já realizadas, entre março e maio, o Município distribuiu para as famílias dos alunos 6.900 toneladas de alimentos e 5.544.000 unidades de ovos. Todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão o benefício enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas.

“A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria Municipal de Educação inicia hoje a entrega de mais uma etapa dos kits de alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino. Vale ressaltar que nesta etapa, assim como nas anteriores, todos os 231 mil estudantes terão direito e receberão o seu kit de alimentação. A gente informa que desde que houve a interrupção das aulas presenciais por conta da pandemia do coronavírus, nós já estamos na quarta etapa de entrega”, evidenciou o secretário adjunto, Jefferson Maia.

Entrega dos kits

Obedecendo um cronograma, a distribuição ocorre nas unidades escolares. A direção da escola entrará em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para retirada. Importante lembrar que a entrega começa pelos alunos da Educação Infantil.

O que contém no kit?

Cada kit contém 1 caixa com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho.

Os gêneros alimentícios ofertam carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, que colaboram com a imunidade dos alunos. Para a aquisição dos kits, nesta etapa, foram utilizados recursos municipais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Recomendações

Prezando pela segurança de todos, a SME orienta que compareça à unidade escolar onde o estudante está matriculado, apenas uma pessoa (o pai, a mãe ou o responsável) no dia e horário marcados pela direção para receber o alimento. É importante que o processo de entrega transcorra da melhor forma, evitando aglomerações.

Na oportunidade, ao chegar nas unidades escolares os pais receberão orientações sobre como lavar bem as mãos com água e sabão, a utilização do álcool gel, orientação sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e a importância de resguardar o distanciamento entre as pessoas no processo de entrega, reforçando as medidas de segurança e higiene para prevenção ao coronavírus.

A campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, conta com a ação de distribuição de kits alimentícios. Ela tem o objetivo de apoiar e contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca