População volta a receber atendimentos de rotina nos postos de saúde de forma gradual

26/06/2020 - Ana Clara Cabral

Atendimentos foram anteriormente suspensos para priorizar o combate à pandemia do município

Pessoas que necessitam de acompanhamento médico contínuo poderão voltar com os atendimentos de rotina nos postos de saúde de Fortaleza, anteriormente suspensos. Com a queda do número de casos de Covid-19 e a diminuição brusca da demanda por atendimentos para pessoas com quadros de síndrome gripais, as unidades que servem a Rede de Atenção Primária iniciam um cronograma de retorno das atividades normais, que ocorre em três fases.

Ana Martins faz parte do grupo de pessoas que teve atendimento médico de rotina adiado temporariamente. Ela conta que há 11 anos tem acompanhamento terapêutico e psicológico. Para controlar a depressão e a síndrome do pânico, Ana faz uso de medicamentos controlados, mesmo conseguindo atendimento durante a pandemia, ela destaca a importância de um acompanhamento permanente. “Sem poder ir ao médico, as receitas foram renovadas. Saber que o serviço está voltando é muito bom, deixa-me um pouco aliviada”.

Ainda nesse período, Ana Martins foi diagnosticada com Covid-19. “Graças a Deus não fiquei internada, mas a doença afetou muito minha condição durante 19 dias isolada em casa. Muitas dores no corpo e na cabeça, eu chorava muito com medo de morrer. Não conseguia andar, cansaço, coração muito acelerado. Passei três dias e três noites sem dormir”, compartilhou.

Retorno do atendimento

Os 113 postos do município começaram a voltar os atendimentos de rotina na última segunda-feira (22) e continuam cumprindo as obrigações sanitárias rigorosas e uso de máscaras, de acordo com o último decreto. Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde, Rui de Gouveia, essas unidades foram fundamentais para o enfrentamento à Covid-19, priorizando casos agudos e síndromes gripais.

Ao falar sobre o retorno das atividades, Gouveia explicou: “iniciaremos com busca ativa e agendamento de pessoas principalmente com condições crônicas, de risco alto e muito alto. À medida que formos progredindo com a situação da situação da pandemia no município, progrediremos também com o atendimento à população”. O coordenador falou ainda esperar que todas as atividades da Rede Primária estejam funcionando até agosto.

A primeira fase estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde vai até 5 de julho, em que serão retomadas consultas de acompanhamento de grupos prioritários (hipertensos, diabéticos, crianças, pessoas com transtornos mentais, tuberculose e hanseníase), por meio do acolhimento espontâneo aos pacientes que comparecerem às unidades. Além disso, retornam os atendimentos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e a confirmação de consultas especializadas.

Outros serviços que voltam parcialmente com 50% da demanda agendada são as atividades laboratoriais, busca ativa de pacientes com solicitações pendentes, exames pré-operatórios e acompanhamento de pacientes do Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso também volta a acompanhar os pacientes já cadastrados cumprindo 50% da agenda.

Uma atenção maior também será dada às pessoas que não cumpriram o calendário de imunização, além das mulheres com resultados de prevenção ginecológica alterados por meio de ligação telefônica.

Na segunda fase, prevista para 6 de julho, ocorrerá o atendimento de pacientes que não realizaram suas consultas devido ao período de isolamento social. Essas pessoas serão contactadas para novo agendamento.

Já na terceira fase, cujo início está programado para o dia 20 de julho, todas os serviços desenvolvidos pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) estarão disponíveis para a população.

Atenção: o seguimento das fases dependem da constante e rigorosa avaliação do cenário epidemiológico da Covid-19 em Fortaleza.

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza