Moradores do Tatumandé têm regularização fundiária garantida por atendimento virtual

25/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Coordenadoria Regularização Fundiária (Coref) quer conduzir o processo de coleta de dados, no atual momento, totalmente na forma virtual.

Devido a suspensão do atendimento presencial desde março passado, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) suspendeu os processos de regularização fundiária no município, deixando dezenas de famílias à espera do fim da pandemia para que os processos retornassem. Agora, a Habitafor decidiu dar continuidade ao programa, mesmo de forma virtual, para atender as demandas de diversas famílias que sonham em regularizar suas moradias. Nesta quarta-feira (25) a pasta realizou seu primeiro encontro virtual, que tratou sobre o tema, com a participação de representantes do conjunto habitacional Tatumundé, localizado no grande Bom Jardim.

Segundo, a Coordenadoria Regularização Fundiária (Coref) a intenção é conduzir o processo de coleta de dados, no atual momento, totalmente na forma virtual. A primeira comunidade a ser atendida será o Tatumundé, com o projeto piloto voltado para os 176 moradores que não haviam sido cadastrados antes da pandemia. A assistente social, Keyve Castro destaca que nesse primeiro momento houve uma conversa com nove representantes da comunidade quando foi explicado como o processo acontecerá na modalidade virtual. Amanhã, sexta-feira (26), o encontro será com as famílias beneficiadas.

A Coordenadoria informa que os moradores passarão suas informações online para que os processos não sofram solução de continuidade. Keyve detalha que as famílias receberão um link para o agendamento de seus atendimentos. “Cada morador escolhe data e hora do atendimento que será individualizado,” pontua. Diz ainda, que os cadastradores auxiliarão na tarefa de  preencher os dados e, na mesma ocasião, o próprio morador enviará a documentação comprobatória.

Comunidade

Segundo a representante da comunidade, Mazinha Gomes, que coordena a Associação Grupo de Jovens em Ação, a expectativa é que o trabalho gere bons frutos. Ela frisa que anteriormente os processos estavam bem adiantados na forma presencial, mas com a nova situação ocasionada pela pandemia, as famílias que não haviam iniciado o processo terão essa oportunidade.

Diz que a Associação está rodando a comunidade e dando orientações as famílias beneficiadas.  Ela reconhece que algumas pessoas poderão ter dificuldade no manuseio da tecnologia, mas a Associação vai estar pronta para auxiliar aquelas famílias que necessitarem de suporte. A Habitafor quer beneficiar mais de 700 famílias no conjunto habitacional Tatumundé com o título de posse definitiva de seus imóveis.

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza