Covid-19: cuidados com o manuseio de produtos de limpeza em casa

25/06/2020 - Rochelle Nogueira

Segundo levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os casos de adultos intoxicados por produtos de limpeza elevaram em 23,3% e de crianças em 6,01%, entre os meses de janeiro a abril de 2020.

No início de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência em saúde pública em decorrência da pandemia de Coronavírus – Sars-Cov-2. As autoridades passaram a recomendar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies como uma das medidas de proteção no controle da transmissão da pandemia de Covid-19.

O contato direto com os produtos de limpeza, item essencial para a proteção dos cidadãos, vem causando um aumento nos casos de intoxicação. A intoxicação é um conjunto de sinais e sintomas que demonstra o desequilíbrio orgânico promovido pela ação de uma substância química após a exposição.

Segundo levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os casos de adultos intoxicados elevaram em 23,3% e de 6,01% em crianças, entre os meses de janeiro a abril de 2020 se comparado com o ano anterior. De acordo com os dados do órgão, foram 1.540 registros em adultos e 1.940 em crianças. A pesquisa é realizada em 36 unidades do país.

Foto de arquivo pessoal.

Para Lígia Xavier, mãe do pequeno Benjamin de apenas 10 meses, todos os cuidados devem ser redobrados, pois a criança nessa idade, em pleno desenvolvimento, já é cercada de curiosidades. “Eu tenho o cuidado de limpar a casa com os produtos recomendados para manter a boa higiene e o coronavírus da porta pra fora. Depois de realizar a limpeza do ambiente e das superfícies, retiro todas as embalagens e coloco em uma prateleira para que meu filho não tenho acesso a elas”, disse a jornalista.

Orientações para não se expor desnecessariamente:

1 – Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

2 – Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

3 – Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

4 – Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.

5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.

6- Evite a mistura de produtos químicos.

7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

8 – Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.

9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.

Dados de incidentes em Fortaleza

Em Fortaleza, no Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Dr. José Frota, os dados informados pela Anvisa não se refletem nos atendimentos. Conforme relatou a assessoria do hospital, os casos de pessoas que deram entrada no IJF com qualquer tipo de intoxicação caíram se comparado ao ano de 2019. “Em maio passado, o IJF acolheu 254 casos de intoxicações agudas em sua Emergência, sendo o número 55% menor que o registrado no mesmo período de 2019. Entre as principais causas de entrada no setor estão os acidentes com animais peçonhentos, no caso o escorpião”, informou a unidade de saúde.

👉 Guia de Intoxicações Agudas do IJF

Foto: Istotk