CMFor recebe secretária da Educação para apresentação de balanço e plano de retorno às aulas presenciais

25/06/2020 - Ana Clara Cabral

Em reunião aberta a secretária Dalila Saldanha fez um amplo levantamento das atividades realizadas pela SME, além de divulgar o plano de retomada paras as escolas

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, através da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, mais uma reunião virtual nesta quinta-feira (25), com a presença da secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha. Na ocasião, a titular SME apresentou o balanço dos trabalhos durante a pandemia, além da divulgação do plano de retomada responsável do ensino presencial quando for permitido.

A reunião contou com a participação dos vereadores para debate, representando a voz da população. O presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio Henrique (PDT), agradeceu a oportunidade: “é fundamental tomarmos consciência de todas as atividades da Prefeitura para levarmos a informação para o povo. A transparência tem sido nossa aliada no combate à Covid-19 na capital”.

Dalila Saldanha iniciou sua fala lamentando a perda de profissionais da rede e afirmando a dedicação de todos os gestores e servidores que possibilitaram o enfrentamento em Fortaleza da melhor forma. “Somos testemunhas de que a Prefeitura tem feito de tudo para garantir o direito das pessoas, assim como a Câmara Municipal, na discussão de projetos e aprovação de leis importantes para o momento”, disse.

Kit Alimentação

“Logo nos primeiros dias de pandemia na capital, em março, o prefeito Roberto Cláudio decidiu que a Educação continuaria cumprindo seu papel e fortalecendo vínculos dos alunos e da família com a escola, além de continuar complementando a alimentação das crianças mesmo com as aulas suspensas”, explicou.

Com o objetivo de alcançar os 231 mil alunos da rede pública, o Kit Alimentação chegou a entregar 690 mil cestas (mais de 6.900 toneladas de alimento), além de 807 mil máscaras. Foi um investimento de mais de R$ 25 milhões, divididos entre recursos do município, com R$ 14.487.424,00, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com R$ 10.600.000,00.

Ensino a distância

Seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação, as unidades de ensino públicas tem trabalhado com elaboração de atividades domiciliares, diário de estudo e proposta de rotina domiciliar aos estudantes durante o período de isolamento social. São feitos conteúdos programáticos para as gravações de videoaulas e divulgadas utilizando transmissão por redes de televisão.

São utilizados todos os meios de tecnologia da comunicação disponíveis para interagir com os estudantes, como aplicativos de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet; a plataforma Classroom da Google, utilizada por algumas escolas; conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem; redes sociais; e-mail; videoaulas e blogs.

Para investir no vínculo entre estudantes, família e escola, os profissionais propuseram atividades para os alunos e seus responsáveis, como contação de histórias, músicas, mímicas, brincadeiras com confecção de brinquedos diversos, danças, jogos, cantigas, vídeos, atividades de cuidado diário como higiene e alimentação, e informativos sobre o combate e prevenção ao Covid-19.

Superando as barreiras de acesso digital

Ela destacou que mais de 70% das crianças da rede pública de ensino são atendidas pelo Programa Bolsa Família. “Isso mostra a grande vulnerabilidade das famílias, assim como a dificuldade de acesso aos meios digitais”, pontuou. Para driblar a dificuldade, conforme orienta a SME, a gestão escolar deve dispor de outras estratégias para a entrega e recebimento dos materiais didáticos.

“São elaboradas atividades, trabalhos de pesquisa, roteiros diários e de estudos para serem entregues presencialmente aos responsáveis do aluno de forma segura, atentando para as recomendações de segurança das autoridades de saúde municipal, estadual e federal”, explicou. Ela completou: “nossas escolas tem sido guerreiras e desenvolvido um trabalho com muito cuidado com a vida dos nossos profissionais”.

Adiantando um dos cuidados a serem tomados na volta às aulas presenciais, a secretária falou que será realizado um plano de reposição de conteúdos para alunos não atendidos (total ou parcial) com as aulas remotas, além de estratégias para permanência dos estudantes através de fortalecimento do vínculo dos mesmos com a escola.

Confira aqui os gráficos que mostram o nível de acesso dos alunos às atividades no decorrer das semanas de enfrentamento à pandemia em Fortaleza:

Suporte e formação de professores

Visando a capacitação e o bem-estar dos profissionais, a Secretaria Municipal da Educação desenvolveu as seguintes ações:

  • Cursos para professores no site da Academia do Professor;
  • Diálogos Online com os professores da Rede Municipal de Ensino;
  • Disponibilização de grupo de apoio aos professores para tratar de temas relacionados à saúde mental;
  • Divulgação de plataforma para acesso digital de livros didáticos para professores e alunos da Rede de Ensino;
  • Disponibilização de acesso ao portal Luz do Saber para auxílio nos processos de oralidade, leitura e escrita;
  • Disponibilização de ferramenta com Recursos Educacionais Digitais de Língua Portuguesa e de Matemática.

Projeto Boas Práticas

Dentro das ações de inovação no período, a Secretaria desenvolveu o projeto para divulgação das boas práticas realizadas por alunos e profissionais com o objetivo de reconhecer as atividades relacionadas às interações e vivências com as famílias com o trabalho domiciliar.

Campanha Educação Pela Vida: Coronavírus Não!


Saiba um pouco mais sobre o projeto Fortalecendo Vínculos da Prefeitura de Fortaleza:

Plano de retorno às aulas presenciais

As primeiras estratégias citadas por Dalila Saldanha no planejamento da volta às aulas presenciais envolve a criação de grupo de trabalho contemplando currículo, gestão, infraestrutura e insumos; escuta ativa dos gestores escolares; escuta dos professores, por meio do Sindiute; e aplicação de diagnóstico em todas as unidades de ensino para identificação de necessidades relativas à estrutura física, medidas sanitárias e situação de saúde dos profissionais da Educação.

Além disso, a SME tem articulado decisões com a Secretaria Municipal da Saúde para elaboração dos protocolos sanitários, participa de discussões promovidas pelas entidades Undime Ceará e Seduc, e integra o Comitê Estadual Consultivo que trata do plano de retomada das atividades presenciais, sempre baseada em pesquisas e estudos de documentos nacionais e internacionais.

Veja as medidas de segurança estabelecidas para o retorno:

  • Áreas ventiladas;
  • Uso de EPis por profissionais e estudantes;
  • Protocolos de higienização, desinfecção de ambientes e superfícies;
  • Distanciamento, conforme recomendado no protocolo sanitário;
  • Restringir o acesso de pessoas externas;
  • Comunicação frequente com as famílias dos estudantes sobre estado de saúde;
  • Implementar procedimentos de triagem da entrada dos estudantes e profissionais, bem como de pessoas externas autorizadas, incluindo: aferição de temperatura; exigência da utilização de máscara; assegurar a limpeza das mãos com álcool em gel ou água e sabão; rastreamento de estudantes e profissionais sintomáticos; EPIS definidos por funções executadas na unidade de ensino; Formação dos profissionais e estudantes em protocolos sanitários.

Outros cuidados a serem tomados:

  • Acolhimento socioemocional para estudantes, profissionais e familiares;
  • Ampliação do apoio psicológico para os profissionais da educação;
  • Organização das rotinas pedagógicas dos estudantes, conforme cada etapa de ensino (acolhimento, tempos de alimentação e higiene, a organização dos contextos de aprendizagens e seções com seus respectivos materiais);
  • Elaboração de um plano de avaliação diagnóstica inicial, seguida de programas de recuperação e fortalecimento da aprendizagem.
  • Plano de reposição de conteúdos para alunos não atendidos (total ou parcial) com as aulas remotas;
  • Estratégias para permanência dos estudantes;
  • Adoção de protocolos de busca ativa para os estudantes que não participaram das aulas remotas;
  • Estratégias de comunicação do plano para a comunidade escolar (campanhas educativas, cartilhas, etc.)

Foto: André Lima