Superação que inspira: confira a história do ex-usuário de drogas que venceu o vício

24/06/2020 - Ana Clara Cabral

Há 11 anos limpo, José Ferreira conta como passou por cima da dependência de drogas e começou a viver uma vida saudável.

Desafio Jovem

A Semana Internacional de Combate às Drogas, marcada oficialmente pelo dia 26 de junho, traz para população de Fortaleza a lembrança da luta de milhares de pessoas por uma vida digna e saudável, longe da dependência de substâncias entorpecentes. Nesta matéria, José Ferreira (codinome utilizado para preservar a identidade da vítima), ex-dependente químico, compartilhou sua história.

“Comecei a usar droga com 16 anos para conseguir fazer parte de um grupo de amigos que também usava. Iniciei pela maconha, três ou quatro anos depois já estava viciado também em cocaína. Minha dependência durou 16 anos. Nesse período, usei 12 tipos diferentes de drogas. Fui em 2005 para Maceió e lá conheci o crack, fiquei nele por três anos”, contou.

Foram tempos difíceis, de acordo com José Ferreira. “Durante esse tempo me envolvi também com o tráfico de drogas, enfrentei desafetos com traficantes e acidentes. Foi depois de muita insistência da minha família que percebi que precisava mudar minha vida por completo. Foi então quando me levaram para internação no Desafio Jovem, em 3 de março de 2009”.

A recuperação

“A instituição passou a ser a minha casa, os profissionais passaram a ser a minha família. Me tratavam muito bem, cuidaram de mim da melhor forma possível. Foi no dia 14 de agosto de 2009 que tive minha alta terapêutica. A partir daí comecei a buscar minha ressocialização e minha vida profissional. Com ajuda de Deus eu voltei a minha vida ao normal”.

Atualmente trabalhando como motoboy, José comemora os 11 anos longe das drogas. “Estou bem, não tive e não terei recaídas. Me casei novamente e estou há nove anos com minha esposa. Tenho meu emprego, minha moto para trabalhar, um carro para lazer com minha família. Deus continua me abençoando de uma forma extraordinária”.

O Desafio Jovem Ceará

Foto: Érika Fonseca

Fundado em 16 de junho de 1975 por Dr. Silas Munguba, a instituição cearense sem fins lucrativos dedica-se à prevenção e a recuperação do uso indevido de drogas e à atenção integral aos usuários de álcool, drogas, além de seus familiares.

Conforme explica a presidente Tereza Cristina Munguba, “é uma atenção integral, em consonância com a Política Nacional sobre Drogas, que envolve o tratamento e reinserção social do usuário, promovendo o restabelecimento e fortalecimento das relações familiares, a autonomia, a cidadania, as condições mínimas para a tomada de decisões, a garantia dos direitos sociais dos indivíduos e seus familiares”.

O Desafio Jovem se divide em três vertentes:

• Proteção Social Básica, através da atenção integral e apoio à família com atendimentos individuais e em grupo, palestras e oficinas para crianças, jovens, adolescentes e famílias;
  • Proteção Social Especial de Média Complexidade, através do Programa de Assistência Psicossocial, oferecendo atividades continuadas de prevenção dos agravamentos de riscos pessoais e sociais, além de serviços de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) encaminhados pelo CREAS;
  • Proteção Social Especial de Alta Complexidade, através do Programa de Acompanhamento Psicoterapêutico para àqueles que já não mantém vínculos saudáveis com a família e com a sociedade, necessitando de tratamento afastado do convívio social. Este público comumente encontra-se em situação de riscos e vulnerabilidade social.