Obras de revitalização da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus são iniciadas

24/06/2020 - Anna Regadas

O pacote de ações prevê a completa restauração dos espaços, preservando o bem patrimonial e o meio ambiente desses equipamentos históricos, localizados no Centro de Fortaleza.

Obra - Cidade da Criança

Ponto histórico do Centro de Fortaleza, o antigo Parque da Liberdade, denominado de Cidade da Criança será totalmente revitalizado, com intervenções que vão desde a restauração da sua estrutura até a construção de novos espaços culturais e de lazer. As obras que contemplam também a praça Sagrado Coração de Jesus, tiveram início na segunda-feira, 22, e terão a duração de doze meses.

Com investimento de aproximadamente R$ 8,4 milhões, o objetivo da obra é transformar os dois equipamentos em espaços para uso recreativo da população, fazendo uma integração entre a Igreja Sagrado Coração de Jesus e o Terminal de Ônibus, com a Cidade da Criança. O projeto também irá garantir o resgate turístico da área, oferecendo segurança e estrutura adequada para o lazer e o comércio local.

Os equipamentos necessitavam de reforma e foram demandas apresentadas pela população, no “Você faz Fortaleza”. A iniciativa da Prefeitura coletou em 2018, a opinião dos fortalezenses sobre projetos de infraestrutura para a Capital e a Cidade da Criança e a Praça do Sagrado Coração de Jesus foram os locais apontados para serem revitalizados.

As intervenções a serem feitas também foram escolhidas de forma democrática, através do Concurso de Ideias. O objetivo era selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para os dois equipamentos, e a proposta vencedora foi do arquiteto Carlos Yuri Nobre.

Para a secretária municipal de infraestrutura, Manuela Nogueira, a restauração dos espaços, foi uma conquista da população e beneficiará toda a cidade. “Foi feito um projeto com muito cuidado para atender da forma mais tranquila e correta, e trazer de volta as famílias e os antigos frequentadores da região”, apontou

Confira o vídeo da secretária Manuela Nogueira, falando sobre a obra:

Cidade da Criança

A Cidade da Criança passará por intervenções de restauração dos imóveis e de toda a estrutura do parque para dar lugar a um novo equipamento cultural e de lazer. O projeto de revitalização incluí a substituição de piso, itens de acessibilidade, mobiliários urbanos, nova iluminação, projeto paisagístico, bem como o restauro de edificações, esculturas e monumentos históricos. Serão construídos novos espaços, dentre eles a Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários.

O espaço ainda terá cafeterias, restaurantes e um circuito de ilhas pedagógicas com diversos brinquedos e espaços lúdicos instalados em toda a região do parque. Será construído o Memorial da Liberdade, bem como prédios para administração, para a Guarda-Municipal e de apoio ao visitante.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o equipamento oferecerá aos visitantes lazer, diversão e aprendizado, resgatando a memória do local e a história. Com a criação datada em 1890, a princípio, denominado de Parque da Liberdade, em referência à libertação dos escravos, o espaço recebeu o nome de Cidade da Criança, em 1938, período em que foi criado o serviço de educação infantil, mantido pelo município.

Praça Sagrado Coração de Jesus

A praça cujo nome faz referência ao grandioso Santuário Sagrado Coração de Jesus, também passará por melhorias urbanísticas, com a substituição de todo o piso existente, construção de passagens elevadas para pedestres, pavimentação com piso intertravado, nova iluminação, além de paisagismo, itens de acessibilidade e mobiliários urbanos como bancos e lixeiras.

O espaço possui cerca de 10 mil metros quadrados e receberá também um novo terminal aberto de ônibus, com novas plataformas e pavimentação, localizado na rua Solón Pinheiro, além da criação de um corredor cultural na Rua Jaime Benévolo.

Foto: Mateus Dantas