Covid-19: Fortaleza mantém baixos índices de ocupação de leitos

24/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

De acordo com dados do IntegraSUS, ferramenta que integra o sistema de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial e administrativo da Secretaria da Saúde do Estado, a taxa de ocupação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Fortaleza chegou a 65,27% e a taxa de ocupação nas Enfermarias é de 58,86 %, nas […]

Leito Hospital Leonardo da Vinci - Foto: Governo do Ceará

De acordo com dados do IntegraSUS, ferramenta que integra o sistema de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial e administrativo da Secretaria da Saúde do Estado, a taxa de ocupação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Fortaleza chegou a 65,27% e a taxa de ocupação nas Enfermarias é de 58,86 %, nas redes pública e privada segundo boletim desta quarta-feira, 24 de junho. Os números apontam para uma redução positiva nos atendimentos na Capital em decorrência da pandemia.

Os dados de ocupação da rede pública de saúde apontam que 69,04% dos leitos de UTIs e 67,60% das enfermarias estão ocupados. Ao todo, três hospitais estão com 100% de ocupação de suas UTIs, são eles: Hospital Albert Sabin, Hospital São José e Hospital Waldemar de Alcântara. Os números ainda mostram que o Hospital Geral de Fortaleza está quase com a totalidade de leitos ocupados com 98,08%.

Já o boletim sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede particular mostra que 56,88% dos leitos de UTIs e 56,08% das enfermarias estão ocupados. Os dados ainda apontam que até o momento que apenas o Hospital e Maternidade São Raimundo está com 100% de ocupação de sua UTI.

Na luta de combate ao coronavírus, alguns equipamentos de saúde da Capital vêm se tornando referência no atendimento aos pacientes infectados com a doença, é o caso do Hospital Leonardo da Vinci, que foi requisitado recentemente pelo Governo do Estado. Com três meses de funcionamento o hospital já atendeu 1.300 pessoas e recuperou mais 700 pacientes. Ao todo 813 profissionais de diferentes áreas atuam no Hospital, compondo uma equipe multidisciplinar capacitada para atender a população.

Boletim Epidemiológico

De acordo com o boletim divulgado, o Estado do Ceará conta hoje com 99.302 casos confirmados da Covid-19. Fortaleza ainda lidera os números de casos com 33.908, seguidos de Sobral com 5.673, Caucaia com 3.371 e Maracanaú com 3.336. Segundo a plataforma nas últimas 24h morreram duas pessoas vítimas da doença.

Infelizmente um dado vem preocupando as autoridades de saúde do Ceará devido aos últimos boletins epidemiológicos apontarem um crescimento do número de casos do coronavírus avançando para o interior do Estado. O índice hoje de casos em Fortaleza em relação interior caiu para cerca de 35%, ou seja, apenas um em cada três casos confirmados em todo o Ceará foi registrado na capital cearense.

Observação: Os dados levantados nesta matéria correspondem ao Boletim Epidemiológico divulgados pela SESA nesta quarta-feira, 24 às 13h04min.

Informações: IntegraSUS

Foto: Tatiane Fortes