Aplicativo Mais Saúde permite ver fila de espera e medicamentos disponíveis nos postos de saúde

24/06/2020 - Ana Clara Cabral

Segundo a secretária Joana Maciel, o aplicativo é de simples acesso e traz melhorias para o SUS.

Por meio de entrevista coletiva virtual realizada na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o novo aplicativo chamado Mais Saúde Fortaleza. A plataforma promete facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Como afirmou a secretária Joana Maciel, “objetiva dar mais informações e aproximar o usuários dos Sistema Único de Saúde (SUS) e da gestão pública”.

Na ocasião, a coordenadora do Programa Mais Saúde Fortaleza, Emanuela Nóbrega, apresentou as funções da nova plataforma. Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de conferir a quantidade de profissionais atendendo nas unidades de saúde, bem como o tamanho da fila de espera. O endereço de todas as unidades estarão disponíveis.

“Dessa forma, o cidadão poderá escolher a unidade que mais rápido poderá atendê-lo, diminuindo a sobrecarga dos atendimentos”, disse. Outra medida eficiente que o aplicativo traz à população é a verificação de todos os medicamentos disponíveis nos postos de saúde para que não haja um deslocamento desnecessário na busca.

Apesar de ainda não ser possível marcar consultas e exames através do aplicativo, está disponível na plataforma o envio de lembretes e confirmação dos mesmos já agendados, além de notificação de vacinas em atraso. A consulta permanecerá agendada caso a pessoa ainda não tenha acesso ao aplicativo para realizar a confirmação. Nessa situação, outros mecanismos serão feitos para validação.

Após ser consultado, o paciente poderá ainda avaliar o serviço através de uma pesquisa de satisfação da própria plataforma. Todo o histórico de atendimentos da pessoa ficará armazenado no sistema, inclusive seus problemas de saúde, condições pré-existentes e alergias.

O Cartão Nacional de Saúde do usuário ficará disponível também offline pelo aplicativo para facilitar identificação do usuário, mas a coordenadora adiantou: “estamos abrindo wifi em todos os postos para que lá mesmo a pessoa possa fazer o download e utilizar o aplicativo. Ainda está em andamento, mas a tendência é que todos tenham”.

Por meio do Mais Saúde Fortaleza, população poderá acessar perguntas frequentes, notícias importantes e outras plataformas da Prefeitura, como o Atende em Casa, que oferece consultas por videochamadas; o Paciente PV Acompanhante e o Paciente IJF2 Acompanhante, sistemas em que familiares se informam sobre o estado de saúde de pacientes internados com Covid-19.

Foto: Reprodução/Internet