Renda em Casa: taxistas, catadores e motoristas de aplicativos recebem segundo lote de cestas básicas

23/06/2020 - Adriana Albuquerque

A pandemia do novo coronavírus mudou o cenário econômico de Fortaleza gerando impactos significativo na vida de empreendedores da Capital. Uma medida para minorar esses efeitos foi a criação de ações de proteção social, dentre eles o Projeto “Renda em Casa”, que iniciou nesta semana a entrega do segundo lote de cestas básicas aos taxistas, […]

A pandemia do novo coronavírus mudou o cenário econômico de Fortaleza gerando impactos significativo na vida de empreendedores da Capital. Uma medida para minorar esses efeitos foi a criação de ações de proteção social, dentre eles o Projeto “Renda em Casa”, que iniciou nesta semana a entrega do segundo lote de cestas básicas aos taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, motoristas de transporte escolar, carroceiros e catadores de recicláveis.

Trabalhando há 10 anos com reciclagem Francisca Maria, como muitos outros catadores da capital, viu a pandemia chegar com a redução do trabalho de coleta seletiva. Ela fala que “graças à Deus” nunca chegou a falta o alimento na mesa e como a ajuda por meio do projeto “Renda em Casa” vem fazendo a diferença.

Francisca trabalha com o esposo e o filho na Associação de Catadores Rosa Virginia no bairro Parque Santa Rosa. Com o “Renda em Casa” oito profissionais da entidade foram beneficiados com as cestas básicas. A presidente da Associação, Musa Mara, falou sobre o início da pandemia e que devido o fechamento dos estabelecimentos comerciais a produção da foi bastante reduzida. Segundo ela, nos meses de março e abril, quase não houve processamento. A associação recicla em média 52 toneladas de material por mês, e no mês de maio esse número chegou à 21 toneladas, menos da metade.

Entrega das cestas básicas

A entrega das cestas básicas, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), está sendo realizada nos equipamentos da Prefeitura em toda a Cidade. As equipes da SDE estão fazendo o contato direto com os beneficiários por meio de telefonemas ou mensagens via SMS. Os beneficiários também podem acessar o site rendaemcasa.fortaleza.ce.gov.br e consultar o dia, local e horário para a retirada da cesta.

A inclusão dos motoristas de aplicativos, carroceiros e catadores de recicláveis no Projeto Renda em Casa foi uma medida apresentada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Os profissionais dos resíduos sólidos foram beneficiados por meio de uma emenda aditiva ao PLC n° 20/2020, apresentada pela vereadora Larissa Gaspar (PT) e aprovada pelos demais vereadores.

Em relação aos motoristas de aplicativo, a Frente Parlamentar mediou junto ao Executivo a concessão do benefícios aos profissionais. O Renda em Casa beneficiou mais 7.800 motoristas que têm uma carga horária mensal de 120 horas conforme cadastro junto à Etufor e na planilha enviada pela empresa que media as operações, no caso a Uber.

O secretário da Associação dos Motoristas de Aplicativo (AMPIP), Marcelo Nogueira reforça a importância do auxílio tendo em vista a redução em mais de 50% no número de “corridas”. Marcelo, que também é motorista por aplicativo, destaca o trabalho da AMPIP junto aos profissionais na divulgação dos meios de comunicação para ter acesso ao benefício, sempre priorizando as medidas de segurança.

Para evitar aglomeração, a entrega só é feita para pessoas cadastradas no dia e local agendado. Em caso de dúvidas e esclarecimentos, basta entrar em contato pelo e-mail rendaemcasa@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo telefone 156.

O coordenador de Projetos da SDE, Paulo Barbosa, reforça o compromisso do Município em ajudar neste momento os empreendedores e profissionais em situação de vulnerabilidade. O projeto Renda em Casa atende um total de 16 mil profissionais com cestas básicas, totalizando a distribuição de 32 mil kits.

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza