Prefeitura de Fortaleza inicia webinários para discutir a revisão do Plano Diretor Participativo

23/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Webinário temático terá início nesta quarta-feira (24/06), a partir das 16 horas, na plataforma interativa digital do Plano Diretor (www.planodiretor.fortaleza.ce.gov.br)

A discussão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza, neste ano, acontecerá de forma interativa devido ao isolamento social preventivo contra o novo coronavírus. Com isso a Prefeitura de Fortaleza lançou o primeiro webinário temático que será iniciado nesta quarta-feira (24/06), a partir das 16 horas, na plataforma interativa digital do Plano Diretor (https://planodiretor.fortaleza.ce.gov.br). Serão seis encontros virtuais com abordagens em diversas temáticas, o primeiro será desenvolvimento urbano e acontecerá nesta quarta-feira, dia 24.

O Plano Diretor é considerado uma das principais leis que regem o município, pois disciplina a política de desenvolvimento e expansão da cidade, além do ordenamento e desenvolvimento das funções sociais e a garantia da qualidade de vida dos cidadãos. A Prefeitura de Fortaleza já vem a alguns anos realizando as discussões do plano de forma participativa, realizando encontros nas diversas regionais, onde a população pode participar com contribuições. A ideia é que os moradores são os mais capacitados para apontarem as necessidades das localidades onde vivem.

As discussões deste ano terão como base o Plano Diretor Participativo de 2009 e suas leis complementares. A atualização se faz necessária diante das novas necessidades surgidas ao longo de 10 anos da lei anterior. O primeiro webinário sobre Desenvolvimento Urbano, terá como palestrantes convidados, os arquitetos e urbanistas Fausto Nilo e Camila Aldigueri, e o engenheiro civil Claudio Bernardes. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, os encontros serão transmitidos ao vivo e os participantes poderão interagir, em tempo real, fazendo comentários e enviando suas perguntas.

Quem tiver interesse em participar do encontro basta acessar o site da plataforma do Plano Diretor e fazer o seu cadastro. Em seguida pode fazer o login, para ser direcionado para a página da transmissão. Essa forma de discussão mesmo virtual, vem atender a necessidade de revisão do Plano Diretor Participativo que consta como estratégia definida pelo Plano Fortaleza 2040, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

• 1º Webinário temático do Plano Diretor Participativo de Fortaleza
  • Data: 24/06 (quarta-feira)
  • Tema: Desenvolvimento Urbano
  • Horário: 16 horas