IJF2 disponibiliza sistema online para acompanhamento clínico de pacientes

23/06/2020 - Rochelle Nogueira

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Fortaleza, com a aprovação do projeto de indicação de autoria do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Com o intuito de prestar assistência às famílias de pacientes vítimas da Covid-19 em atendimento nas unidades municipais de saúde, o Instituto Doutor José Frota (IJF) disponibilizou a partir desta terça-feira (23), informações online sobre o quadro clínico dos pacientes por meio do Sistema Paciente IJF 2 Acompanhante.

Vale ressaltar que a iniciativa partiu da Câmara Municipal de Fortaleza, com a aprovação do projeto de indicação nº 156/2020, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), que propôs a prestação de informações pelos hospitais da rede municipal, pelo menos uma vez ao dia, aos familiares de pacientes internados por Covid-19. A indicação foi implementada pela Prefeitura de Fortaleza no hospital de Campanha no Estádio Presidente Vargas e IJF2.

16.12.2019

“As pessoas que têm parentes nessa situação ficam aflitas, em busca de informações. Nessa hora, é fundamental que os familiares tenham informações sobre o estado de saúde desses pacientes para evitar essa ansiedade por notícias em uma hora de muita preocupação”, afirmou Antônio Henrique.

O Sistema Paciente IJF 2 Acompanhante pode ser acessado por meio do:

👉 canal Coronavírus Fortaleza
(https://acompanhante.ijf.fortaleza.ce.gov.br)
👉 aplicativo Mais Saúde Fortaleza

As ferramentas são compatíveis com a utilizada pelas equipes de atendimento do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas (PV) e, com pouco mais de uma semana, já contabiliza mais de cem acessos. Para se conectar ao boletim de saúde diário, com todos os critérios de segurança, privacidade e sigilo de dados, basta entrar com o número do CPF do paciente.

Riane Azevedo, superintendente do IJF, reforça que o Sistema permite mais proximidade entre os profissionais e as famílias dos pacientes, promovendo confiança e tranquilidade, assim como as chamadas de vídeo realizadas com a assistência do suporte de comunicação batizado de “Jandira”.

IJF 2 no combate à Covid-19

Desde março deste ano, o novo IJF 2 vem adaptando suas áreas de atendimento para o acolhimento das vítimas de complicações graves causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, 150 leitos estão disponíveis para os pacientes, sendo 100 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Por conta do grande risco de contágio no ambiente hospitalar, as áreas de atendimentos especiais têm acesso restrito, que impede a entrada de visitantes e acompanhantes. Por isso, todos os dias, equipes médicas realizam o contato direto com um representante da família, os assistentes sociais acolhem e orientam sobre as demais dúvidas e o serviço de psicologia hospitalar fornece o suporte emocional necessário para o momento.

Foto: Divulgação/PMF