Antônio Henrique participa da abertura do Seminário de Gestores Públicos; programação segue até amanhã, 24

23/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Seminário aborda temas como finanças, gestão de pessoas e superação de crises e foca no papel dos gestores públicos no enfrentamento à pandemia de Covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), participou na manhã desta terça-feira, 23, da mesa de abertura do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020. Com transmissão online hoje e amanhã, o evento conta com 44 convidados e foca no papel dos gestores públicos no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Além do presidente Antônio Henrique, compuseram a mesa de abertura o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), José Sarto (PDT), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o deputado federal Domingos Neto (PSD), o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora, o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, e o presidente licenciado da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Guto Mota.

Antônio Henrique reconheceu, em sua fala, que os vereadores são os intermediários que mais aproximam a gestão pública das pessoas. Além disso, destacou a celeridade com que a Câmara tem tratado as demandas em meio à pandemia. “A gente consegue dar uma resposta às pessoas que nos procuram”, assegurou o parlamentar, destacando, ainda, a importância da união entre os poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) nesses processos e a colaboração dos órgãos de controle na indicação dos caminhos para o uso correto do dinheiro público.

Nilson Diniz, presidente da Aprece, comentou que tem preocupado gestores públicos do Estado as sucessivas quedas nas arrecadações dos municípios desde o início da pandemia e a indefinição do calendário eleitoral deste ano. “É um momento difícil, de desafio”, disse.

O prefeito Roberto Cláudio também mencionou a particularidade do momento de transição das gestões públicas municipais em meio à pandemia. “Num momento como esse é que a gente, de alguma maneira, pode compreender o papel do municipalismo com mais clareza”. Disse ainda que, neste momento, se sobressaem gestores que agem de acordo com a liderança que o próprio cargo exige.

“Aqueles que negaram, diminuíram, não tiveram palavra de solidariedade, não foram atrás de buscar resposta inovadora, caminho local, próprio, pra responder (à pandemia), não foram ou não estão sendo bem avaliados neste momento de crise. Em outra dimensão, aqueles que tiveram a responsabilidade de trabalhar os dados com transparência, educar a população, tomar decisões e que, principalmente, mobilizaram cidades em torno de uma grande necessidade prioritária, passaram a ter uma avaliação diferente”, opinou o prefeito.

José Sarto, presidente da AL-CE, reforçou o papel do Legislativo (tanto da Câmara quanto da Assembleia) no enfrentamento à Covid-19 com a discussão e aprovação de matérias em tempo hábil e com responsabilidade para garantir que o Executivo tenha condições de conduzir a crise. Também, destacou a imprensa como pilar fundamental da democracia.

Em palestra magna que durou uma hora, o governador Camilo Santana fez um balanço das ações do Governo do Ceará no enfrentamento à pandemia desde março até hoje, citou o desafio do combate à desinformação e elogiou o trabalho dos parlamentos na assistência a todos os grupos populacionais afetados pela Covid-19. “Esse é um momento pra que a gente possa compreender a pandemia e os reflexos que ela traz”, disse o gestor.

Reportagem: Luana Severo