Fortaleza entra na 2ª fase do plano de retomada da economia

22/06/2020 - Rochelle Nogueira

Restaurantes e atividades religiosas, em processo gradual de retomada, reabrem neste segunda-feira, 22.

Shopping Covid Foto: Mateus Dantas

A cidade de Fortaleza entrou nesta segunda-feira (22), na segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais implementado pelo Governo do Estado Ceará. A fase tem duração de 14 dias, conforme o planejamento apresentado pelas autoridades na estratégia de flexibilização.

Na 2ª fase do Plano estabelecimentos como restaurantes, praças de alimentação e similares iniciam as suas atividades com um percentual de 40%. Outro segmento liberado no processo de flexibilização são os templos religiosos, que podem iniciar as suas celebrações com um público de até 20% da capacidade total.

Dentro dessa nova etapa de reabertura gradual do comércio, ficam autorizados, conforme decreto Estadual e Municipal, a inserção das seguintes categorias:

Importante salientar que os setores já autorizados a reabrir na 1ª fase do Plano, agora, têm funcionamento pleno, com 100% dos funcionários.

Cadeia alimentícia

Os restaurantes ficam autorizados a funcionar a partir das 9h com atendimento presencial ao público a partir das 11h, encerrando as atividades às 16 horas. Os estabelecimentos poderão atender apenas 50% da capacidade de atendimento, tendo como base a capacidade apontada no alvará de funcionamento do estabelecimento.

Os shoppings de Fortaleza, que já entraram no processo de reabertura das lojas na fase 1, agora iniciam a abertura das praças de alimentação, seguindo as devidas restrições de horário e capacidade de atendimento.

Por meio de nota os shoppings da rede Ancar Ivanhoe no Ceará, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, reforçam que as medidas de segurança adotadas seguem orientações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Os shoppings reforçam ainda que a preparação e a retomada para a segunda fase da flexibilização, que autoriza o funcionamento das praças de alimentação e suas operações alimentícias, foi alinhadas às indicações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que orientam a restrição da capacidade a 50% de acordo com o alvará de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros, distanciamento de dois metros entre as mesas e adequação da quantidade de cadeiras disponíveis para uso, reforço na higienização de utensílios, além da disponibilização de talheres de uso individual e devidamente lacrados. Os cardápios das operações, quando possível, ainda devem ser substituídos por meios digitais ou higienizados com preparados alcoólicos a cada apresentação ao cliente e atendentes devem utilizar EPIs, como máscaras, viseiras de proteção (face shields) e luvas, entre outros”.

Selo Estabelecimento Responsável – Uma das entidades que participam do Comitê Estratégico de Retomada, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou o Selo Estabelecimento Responsável para os associados em conformidade com as medidas rígidas, conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial da Saúde (OMS) e as medidas já em vigor do decreto de isolamento social no Ceará.

Templos religiosos

Autorizados a abrirem suas portas também nesta fase, as igrejas e templos religiosos já podem iniciar suas atividades desde que contem com a presença de apenas 20% dos fiéis. De acordo com o Conselho Arquidiocesano de Pastoral, os templos da Igreja Católica Apostólica Romana em Fortaleza somente irão abrir as portas após a quarta etapa do plano de reabertura.

Catedral de Fortaleza – Foto: Érika Fonseca

Seguindo as recomendações do Governo do Estado, a Comunidade Cristã Logos fala como vem planejando a retomada das atividades. A partir desta quarta-feira os cultos serão realizados presencialmente com capacidade para apenas 20% dos membros e disponibilizado também através da internet.

Salão da Comunidade Logos com o espaço delimitado para receber os membros a partir desta quarta-feira (24). Foto de arquivo pessoal.

“Para àqueles que querem participar do culto presencial, é necessário atentar aos cuidados sanitários como uso de máscara, distanciamento social e o não compartilhamento de quaisquer materiais. Salienta-se que não será permitido a entrada de crianças, pessoas acima de 60 anos e do grupo de risco. Conforme o protocolo governamental é necessário um meio de controle para adequação dos membros aos 20%, e será feito mediante checkin online no site da igreja, conforme será detalhado”, ressaltou a instituição por meio de comunicado.

Foto de arquivo pessoal.

“Por perceber o progresso em nossa capital no que se refere ao combate contra a Covid-19, entendo ser uma medida adequada nos termos da flexibilização. A liberdade de crença e o exercício dos cultos religiosos também é uma arma poderosa para vencermos esse inimigo invisível através da fé. Creio que seguindo essa progressão, brevemente retornaremos ao normal, e cantaremos vitória”, disse o membro da igreja, Matheus Silva, 20 anos.

Fiscalização

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), vem atuando no monitoramento para que a abertura das atividades ocorram conforme determinação.

A Agefis apresentou um balanço de suas atividades desde o início da implementação do cronograma. Durante o processo gradual de reabertura das atividades, 942 ações de fiscalização foram realizadas em toda a cidade com abordagens a estabelecimentos, dispersões de aglomerações, e ordenamento de filas.

Dentre as medidas de inspeção foram realizadas 19 ações em shoppings, 24 encerramentos de feiras e 287 estabelecimentos fechados por descumprimento das medidas do decreto.

Somente nesta segunda-feira (22), o órgão realizou o fechamento de 10 estabelecimentos por descumprimento do decreto (ultrapassando horário permitido de 16h).

Foto: Mateus Dantas