Covid-19: 370 mil pessoas imunes e queda do número de óbitos são divulgados em estudo da SMS e Sesa

22/06/2020 - Ana Clara Cabral

Pesquisa confirma a eficácia do isolamento social, além de justificar início da fase 2 do Plano de Retomada.

A estimativa de que 370 mil pessoas podem estar imunes ao novo coronavírus em Fortaleza é resultado da primeira fase do estudo científico sobre o impacto da Covid-19 na cidade, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e executado pelo Instituto Opnus.

Segundo apresentação feita pelos secretários Joana Maciel (SMS) e Dr. Cabeto (Sesa), a pesquisa foi realizada entre 2 e 15 de junho com a aplicação de 3.300 testes rápidos em moradores de 39 bairros da capital. 370 mil pessoas representa 14,2% da população fortalezense.

O objetivo do estudo, de acordo com a Prefeitura, é de orientar as políticas públicas de prevenção e combate à Covid-19, permitir cálculos mais precisos da letalidade da doença e analisar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo.

Como foi feita a pesquisa?

O método utilizado é o Inquérito de Soroprevalência. Todas as regionais foram contempladas, selecionando os domicílios de maneira sistemática e sorteando os moradores. Mais de 250 profissionais devidamente equipados foram envolvidos na testagem.

Segundo SMS, “a pesquisa foi aplicada por meio de questionário e teste rápido em pessoas de todas as idades. Foram levados em conta fatores como sexo, faixa etária, escolaridade e número de habitantes por domicílio”.

Queda no número de casos e óbitos

Segundo secretária Joana Maciel, mesmo com a flexibilização do isolamento social para abertura gradativa do comércio, durante fase de transição (zero) e fase 1, os número de pessoas infectadas e óbitos por Covid-19 tem caído continuamente.

Para constatar isso, foram observadas as demandas por atendimento às síndromes gripais nos Postos de Saúde; a procura por internações, tanto em enfermarias como em UTIs; número diário de pacientes internados e a média de atendimentos por semana.

O pico na busca por atendimento em maio atingiu 2 mil pessoas. Quinta-feira da última semana, 18 de junho, esse número diminuiu para 364.

Confira outros resultados divulgados:

• A soroprevalência (resultados positivos/imunidade) de mulheres e homens foi parecida;
  • Os grupos com menor escolaridade e renda apresentaram maior soroprevalência;
  • Houve uma tendência de aumento da soroprevalência com aumento da faixa etária, associada preliminarmente à condição socioeconômica no caso dos idosos.

Importante:

A população de Fortaleza ainda deve cumprir isolamento social para que as próximas fases do Plano de Retomada da Economia ocorram dentro do previsto.

Foto: Érika Fonseca