UTIs utilizam “coxins” na prevenção de lesões em pacientes

19/06/2020 - Rochelle Nogueira

Os residentes doaram coxins para o Hospital Leonardo da Vinci (HLV) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede estadual, e para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

O cenário enfrentado pela saúde no mundo com a pandemia de Covid-19, vem impulsionando o desenvolvimento de ideais para ajudar no tratamento das pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Residentes do Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), desenvolveram uma alternativa para prevenir problemas em pacientes durante o período de internação, principalmente os acometidos pela Covid-19.

Pensando no melhor acolhimento e cuidado com os pacientes, profissionais da unidade criaram coxins, uma espécie de almofada feita de espuma, que é colocada sob a cabeça do paciente e pode evitar a Lesão Por Pressão (LLP). O problema costuma surgir em decorrência da posição quando o paciente fica de bruços para melhorar o seu desempenho pulmonar, a oxigenação e evitar a sobrecarga cardíaca.

A iniciativa visa proteger a integridade da pele dos pacientes, evitando úlceras na face, lesões no ouvido, nos olhos, além do deslocamento ou obstrução do tubo introduzido na traqueia e a remoção das sondas inseridas no nariz.

 “Os coxins têm uma grande importância para esses pacientes acamados. Além de uniformizar o cuidado, ele auxilia na prevenção das lesões de face, trazem conforto ao paciente e mais segurança para a equipe assistencial”, disse o chefe de enfermagem da UTI Respiratória Adulto do HM, Renato Bezerra, um dos primeiros a avaliar o material.

Inserir os coxins no processo de reabilitação dos pacientes, foi um ato pensado logo no início da pandemia. Conforme explicou a residente em terapia ocupacional, Roberta Fontenele, a tecnologia já estava sendo utilizada em outros estados, mas em Fortaleza contou com adaptações. “Fizemos algumas adaptações e levamos para aprovação da equipe de enfermagem e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O nosso intuito é dar mais conforto aos pacientes em tratamento e prevenir o surgimento de outras complicações que afetem o desempenho ocupacional do paciente”, afirma a residente.

A equipe já produziu e doou o material para Hospital Leonardo da Vinci (HLV) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede estadual, e para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Os terapeutas desenvolveram, ainda, suportes para os tablets, que são utilizados por assistentes sociais durante as videochamadas entre pacientes e familiares.

Como é confeccionado os coxins?

O processo é bastante simples. É feito com colchão piramidal, também conhecido como casca de ovo, tecido cirúrgico, cola, tesoura e plástico.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Divulgação Governo do Estado