Projeto Laços: Hospital de Saúde Mental de Messejana promove videochamadas entre familiares e pacientes

18/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Iniciativa é necessária devido às restrições de visitas provocadas pela pandemia de Covid-19 e para garantir a contribuição familiar no processo de cura dos pacientes

O Hospital de Saúde Mental (HSM), em Messejana, encontrou nas videochamadas uma forma de adaptar visitas de familiares durante a pandemia de Covid-19 e, assim, garantir a manutenção de vínculos afetivos essenciais para a melhora dos pacientes. O “Projeto Laços”, como é chamada a iniciativa, é executado pelo setor de serviço social da unidade hospitalar.

Segundo Maria Delfino, coordenadora de serviço social do HSM, o projeto “surgiu como estratégia de continuidade e permanência do vínculo entre familiares e pacientes”. Isso porque o setor entende e prioriza a contribuição familiar no processo de cuidado da pessoa.

É dessa forma que Gislany Figueiredo, 47, tem conseguido falar com o filho de 24 anos ao menos uma vez por semana desde que ele se internou no hospital, cerca de um mês atrás, já durante o isolamento social. “É doloroso ver seu filho e não poder abraçar, estar perto”, confessa a vendedora. No entanto, ela compreende a necessidade da restrição diante do cenário pandêmico e agradece: “Tá sendo muito gratificante. Consigo falar bem com ele. Só não falo mais porque sou chorona, começo a chorar e ele também”, compartilha a mãe.

Morando próximo à casa do filho, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, Gislany tinha contato com ele quase que diariamente antes de surgirem as alterações psíquicas e, consequentemente, a internação. “Sou o tipo da mãe pra quem os filhos ainda não cresceram”, brinca. Ela espera agora, ansiosa, retomar o contato rotineiro. “Ele tá bem melhor. A última notícia que tive é de que provavelmente ele vai ter alta na próxima semana”, celebrou.

O “Laços” é tocado por 14 assistentes sociais e destinado a pacientes das quatro unidades de internação masculinas e femininas do HSM. “Estamos direcionando nosso olhar para as famílias e pacientes, buscando ampliar as possibilidades de assistência e humanizando ainda mais o atendimento. Tem sido emocionante proporcionar esses encontros virtuais, que serão permanentes, e presenciar a alegria de cada um quando conversam com os familiares pela chamada online”, conta Maria Delfino.

Cartilhas

O Governo do Ceará produziu uma série de cartilhas sobre saúde mental em tempos de novo coronavírus. Os materiais podem ser acessados aqui .

Há orientações sobre como lidar com estresse e ansiedade e ingestão de álcool e até mesmo um conteúdo específico para profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Divulgação Governo do Estado