Fortaleza apresenta a menor taxa de ocupação de leitos desde o pico da pandemia

17/06/2020 - Ana Clara Cabral

Município segue investindo na saúde mesmo com dados apontando melhora na situação emergencial.

Nesta quarta-feira (17) os indicadores de coronavírus do IntegraSUS apresentaram a menor taxa de ocupação de leitos nas unidades de saúde da rede pública desde o pico da pandemia de Covid-19 na capital cearense. Enfermarias estão com 63,21% dos leitos ocupados, e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com 69,83%.

Os resultados. segundo as autoridades de saúde, são reflexo da adoção de ações emergenciais no enfrentamento ao novo coronavírus em Fortaleza e no Estado do Ceará. Dentre as medidas, a Prefeitura vem realizando a ampliação da capacidade e qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde juntamente com ações sociais e econômicas urgentes voltadas para a proteção da população mais vulnerável.

Investimento na Saúde

Hoje ainda, conforme anunciou o prefeito Roberto Cláudio em live nas redes sociais, a rede municipal de saúde recebe mais 24 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos hospitalares e materiais específicos e essenciais no manejo de pacientes mais graves infectados com Covid-19, como monitores e respiradores.

“Estamos montando uma rede paralela de Covid-19. Quando acabar a pandemia, todo esse material vai servir para modernizar o parque hospitalar, garantindo mais equipamentos, maior quantidade e qualidade nos atendimentos. Isso vai permitir que a gente garanta material suficiente para o atendimento da nossa população”, destacou Roberto Cláudio.

Outros dados epidemiológicos de Covid-19

A última atualização do IntegraSUS sobre o município de Fortaleza revela que até o momento 31.514 casos de Covid-19 já foram confirmados. A Capital, epicentro da doença no Estado, registrou 3.005 pessoas óbitos. Quando analisamos o perfil das vítimas cerca de 42% das pessoas tinham alguma comorbidade.

Os dados referente as pessoas recuperadas reforça as ações implementadas na rede de saúde estadual e municipal. Em Fortaleza 22.667 pessoas conseguiram se recuperar e nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas.

Foto: Mateus Dantas