Famílias de baixa renda terão isenções na conta de água por mais dois meses no Ceará

17/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As famílias que não ultrapassarem o consumo de 10 m³ continuarão com a isenção na tarifa da água

Uma boa notícia para as mais de 584 mil famílias contempladas com a isenção do pagamento da conta de água ou isenção da tarifa de contingenciamento. O governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (16), a isenção da tarifa por mais dois meses. A ação de isenção teve início no último mês de abril e é concedida aos imóveis de padrão básico e regular, que consomem até 10 m³ de água por mês.

Para a dona de casa, Edileusa Silva, moradora do bairro Vila Pery, a ampliação da isenção da taxa de pagamento da água é benéfica para sua família neste momento tão delicado em meio a pandemia. “Moro sozinha com meus dois filhos e a renda caiu muito devido essa doença. Comecei a receber a conta de água zerada desde maio e saber que teremos mais dois meses de isenção é uma boa notícia pra nós”, disse.

O governo estadual ressalta que a isenção total da tarifa beneficiará as famílias de todas as cidades do Ceará operadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a isenção da tarifa de contingência apenas para Fortaleza e Região Metropolitana. Camilo Santana ainda acrescentou que cerca de 128 mil famílias da zona rural, abastecidas pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), também estão sendo amparadas.

A Cagece lembra a população que enquanto as medidas estiverem em vigor, é importante que os clientes mantenham a média de consumo, uma vez que, caso ultrapassem os 10 m³ ao mês não terão direito às condições da medida.

Outras Medidas Sociais do Governo Estadual

• Pagamento da conta de energia para 534 mil famílias de baixa renda que consomem até 100 kw;
  • Distribuição do cartão vale-alimentação para 423 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, no valor de R$ 80,00, cada,
  • Compra de 200 mil botijões de gás para doar às famílias carentes. Ação em parceria com a empresa cearense Nacional Gás Butano, que vai forneceu o produto a preço de custo ao Estado;
  • Antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância no valor de R$ 85 pago antecipadamente a mais de 47 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza;
  • Ampliação do pagamento do Bolsa Esporte;
  • Distribuição de 439 toneladas de alimentos para quase 104 mil cearenses, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CDS);
  • Doação de 12 milhões de litros de leite para 196 mil pessoas de baixa renda no Ceará.

Confira todas as ações que o Governo do Ceará vem promovendo no combate à pandemia clicando aqui.

Informações: Governo do Ceará

Foto: Mateus Dantas