Arraiá virtual: campanha incentiva festejos em casa

17/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A campanha tem objetivo de continuar difundindo e fortalecendo a tradição cultural junina no Ceará.

Em anos anteriores todo o Nordeste estaria neste período num verdadeiro turbilhão de festas juninas espalhadas pelos quatro cantos. Mas em decorrência da pandemia, este ano não teremos os festejos de São João, que com o brilho das quadrilhas, comidas típicas e muito forró estariam arrastando multidões, movimentando toda uma cadeia cultural e econômica.

Na tentativa de continuar difundindo e fortalecendo a tradição cultural junina do Estado, a Prefeitura de Fortaleza lançou ontem (16), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, a campanha Meu Arraiá da Juventude. As atividades seguem até a próxima quarta-feira, 24.

Para participar os interessados devem decorar um espaço da própria casa com o tema junino e postar no feed do Instagram pessoal com a hashtag #meuarraiadajuventude. Desta forma, as pessoas participarão da ação de forma segura. A foto vencedora receberá uma cesta de comidas típicas de São João e mais alguns brindes. O resultado da campanha será divulgado no dia 27 de junho, durante o encerramento da programação do evento on-line.

Nesta edição virtual do Arraiá da Juventude 2020, o público poderá acompanhar durante a programação uma banda ao vivo tocando músicas juninas, vídeos dos vencedores de 2019, entrevistas com rainhas de quadrilhas, webinários sobre culinária junina e muito mais.

Edital Junino

Aqui em nosso estado, devido a excepcionalidade da pandemia de Covid-19 e na tentativa de preservar a saúde da população, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) teve que cancelar, no último mês de abril, o edital Ceará Junino, que neste ano chegaria na XXII edição.

A justificativa da Secult foi que o calendário dos Festejos Ceará Junino possui toda uma pré-produção das quadrilhas, mobilizando um grande número de pessoas em várias cidades cearenses, com realização de muitos ensaios, reunindo brincantes e trabalhadores na organização e produção das quadrilhas. Além dos festejos de quadrilhas em âmbitos regionais e estadual, ocasionando durante todo o ciclo aglomeração de milhares de pessoas entre brincantes, profissionais e o público em geral, além do grande trânsito entre municípios do Estado.

Serviço: Campanha Meu Arraiá da Juventude on-line Período: 16 a 24 de junho Local: Instagram oficial da Coordenadoria de Juventude (@juventudefortaleza)

Informações: Prefeitura de Fortaleza e Secult