Detran-CE: população tem acesso a serviços na plataforma digital e presencial

16/06/2020 - Rochelle Nogueira

O Detran-CE disponibiliza a sociedade cearense vários serviços, mas devido a pandemia pelo novo coronavírus, o órgão ampliou o atendimento online e liberou algumas atividades de forma presencial. Confira!

Site Detran

Com a pandemia pelo novo coronavírus diversos serviços precisaram ser paralisados com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas. O Departamento de trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE), em conformidade com o Decreto estipulado pelo governador Camilo Santa (PT), reformulou seu atendimento e passou a ofertar mais serviços pela plataforma digital.

Confira as atividades que podem ser realizadas por meio da internet, presencialmente, prazos de documentos prorrogados e serviços suspensos.

Serviço online 💻 (www.detran.ce.gov.br)

– CNH (Carteira Nacional de Habilitação): A segunda via da CNH foi o serviço online recém-lançado pelo órgão. Os motoristas que tiverem seu documento de habilitação roubado, perdido ou extraviado podem solicitar, pela internet, a segunda via. Após seguir o passo a passo no site e efetuar o pagamento da taxa, o documento é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado. Até o momento, já foram emitidas mais de 670 segundas vias de CNHs.

Para quem está com a PPD (Permissão Provisória para Dirigir que é válida por 12 meses) vencida pode solicitar a emissão da CNH Definitiva pelo site do Detran. O serviço já era realizado virtualmente, entretanto, com a suspensão do atendimento presencial, as solicitações através da internet subiram. De 19 de março até 11 de junho, já foram emitidos 5.623 documentos.

Importante lembrar que no site do Detran-CE também é possível checar dados sobre veículos, pontos acumulados na CNH e multas, rastrear documentos emitidos pelo órgão, além de emitir boletos e taxas.

– CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) digital: O Detran lançou o CRLV 100% digital disponibilizando o arquivo no formato PDF no site do órgão para que o proprietário possa imprimi-lo. Por meio do site é possível baixar o documento após a compensação do pagamento da taxa de licenciamento e do Seguro DPVAT. Desde o lançamento deste serviço, em 27 de abril, já foram baixados mais de 55 mil CRLVs.

🚶‍♂🚶‍♀Atendimento Presencial

– Depósitos de apreensão de veículos: segue em funcionamento desde o final de março para liberação de veículos. Os depósitos estão localizados na Av. Juscelino Kubitschek nº 5802, Passaré e no interior localizados nas 15 sedes-regionais do Detran-CE).

– Sede do Detran-CE: atendimento presencial (agendado) para despachantes de veículos novos e concessionárias para realização do processo de primeiro emplacamento. Também foi iniciado o modelo de vistoria remota para atender aos despachantes de veículos usados.

🕑 Prazo Prorrogado

– Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD): as carteiras vencidas desde 19 de fevereiro de 2020 foram prorrogadas por tempo indeterminado. Já o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no órgão foi ampliado para 18 (dezoito) meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.

Serviço Suspenso

Foram interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para defesa de autuação (notificação), recursos de multa, defesa processual e recursos para suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, bem como o prazo para identificação do condutor infrator, válido também para os processos administrativos já iniciados.

No caso dos documentos de veículos, para fins de fiscalização, ficam interrompidos, por tempo indeterminado, o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV, também conhecido como DUT) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

📞 O TeleAtendimento do Detran-CE segue funcionando, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h e, aos sábados, das 08 às 13h, no telefone (85) 3195.2300

Foto: Érika Fonseca