Covid-19: órgãos de segurança e fiscalização já realizaram 1.158 ocorrências no mês de junho

16/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em muitos bairros da capital o desrespeito ao isolamento social vem aumentando.

Com a reabertura de parte das atividades comerciais em Fortaleza, a preocupação com o cumprimento do decreto de isolamento social continua chamando atenção das autoridades competentes. O cenário que se vem observando em diversas partes da cidade é o relaxamento com os cuidados básicos por parte da população gerando pontos de aglomeração.

Com o início da 1ª fase do Plano Responsável de Retomada da Economia, os órgãos responsáveis pela fiscalização e ordenamento vêm aumentando as ações na tentativa de disciplinar e orientar a população sobre os protocolos de segurança e as normas do isolamento social. Em balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram registradas 1.158 ocorrência em Fortaleza, entre os dias 1º e 14 de junho.

Segundo os dados contabilizados, até a meia noite do último domingo, 14, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), do número total, cerca de 835 ocorrências referem-se à aglomerações de pessoas, 277 de comércios abertos e 46 chamados por descumprimento de proteção individual. O trabalho de fiscalização conta com a atuação conjunta da Polícia Militar do Ceará, da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.

Os dados mostram a necessidade da conscientização da população e empresários para manter os números controlados da doença. Caso aconteça desobediência ao decreto de isolamento, tanto estadual de nº 33.574 como o municipal de nº 14.664, medidas administrativas poderão ser aplicadas.

O descumprimento ao disposto neste Decreto sujeitará o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal, sem prejuízo do uso da força policial, se necessário para prevenir ou fazer cessar a infração, podendo ser, ainda, aplicadas as sanções de apreensão, interdição e/ou suspensão de atividade. Parágrafo único. Para definição e dosimetria da sanção, serão observadas a gravidade, as consequências da infração e a situação econômica do infrator.

Segundo a empresa de inteligência de dados In Loco, que mede o índice com base na geolocalização de aparelhos celulares, o índice de isolamento social no Ceará, no último dia 14 de junho era de 48,1%. Segundo o Ministério da Saúde o índice ideal de isolamento social aceitável é de 60% a 70%.

O Governador Camilo Santana reforça a conscientização, por parte da população e empresários, para manter o isolamento social. “Sei que todos precisam trabalhar, mas temos de fazer isso com responsabilidade, senão corremos o risco de voltar tudo de novo. Vamos fazer da forma correta, respeitando o distanciamento e tudo que está no decreto, e assim conseguiremos retomar mais rapidamente a economia e restabelecer os empregos dos cearenses”, ressaltou.

O prefeito Roberto Cláudio também destacou a importância da sociedade em cumprir as medidas de isolamento e reiterou a execução de medidas socioeconômicas para minimizar os impactos decorrentes da pandemia da Covid-19. “Há um plano de apoio à retomada da economia. Mas, neste momento, quanto mais a gente cumprir o isolamento social, mais rapidamente sairemos desta crise”, disse.

>> Fortaleza continua em isolamento social até próximo domingo (21)

Denúncias

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus denunciando condutas que desrespeitem o Decreto de isolamento social. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Foto: Mateus Dantas