Alimentos e produtos de higiene têm variação de quase 200% em supermercados da Capital

16/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Acompanhar os preços anunciados nos encartes de ofertas dos supermercados é uma boa saída.

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou ontem (15), um levantamento dos preços praticados pelos supermercados da Capital, onde apontou variações nos preços que compõem parte da cesta básica. Segundo o Procon, foram encontrados preços mais elevados nas áreas das Regionais I, III e V em 10 supermercados de Fortaleza. A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de junho.

De acordo com Sofhia de Oliveira, gerente do Supermercado São Francisco, situado no Grande Bom Jardim na Regional V, essa variação pode ser em virtude dos valores repassados pelos fornecedores para os supermercados. Ela frisou que preços já vinham com previsão de elevação desde o início do ano e não vê uma relação direta dos aumentos com a pandemia. “Desde o final abril e maio observamos o aumento de alguns produtos por parte das fornecedoras, em especial, nos grãos devido a demanda e escassez do produto que é oriundo da região sul do país”, disse

A gerente do Supermercado São Francisco ainda destacou que os fornecedores alegaram que devido a grande procura, muitas empresas não conseguiram entregar seus produtos e os grandes produtores priorizaram o mercado externo encarecendo a produção e distribuição para o mercado interno. “Outro ponto é que as mercadorias giram em torno do dólar e como houve um aumento da moeda, os preços repassados para os supermercados também aumentaram. Estamos fazendo o máximo para não repassar essa conta para nossos clientes e ofertamos diariamente promoções”, finalizou.

De acordo com o Procon Fortaleza, a fiscalização é dividida em itens de alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica e ainda cuidados e higiene infantil. Devido às medidas de isolamento social, não houve coleta de dados no mês de maio. Deste modo, o comparativo mensal de preços foi realizado com bases nos valores do mês de abril.

Na pesquisa realizada pelo Procon, foi verificado que a laranja foi o item que mais variou de preços, indo de R$ 1,74, no estabelecimento mais barato a R$ 5,19 no local mais caro, ou seja, uma diferença de 198,27%.

Click aqui e confira a lista completa de preços e variações dos supermercados fiscalizados.

Denúncias e reclamações

O Procon informa que o cidadão pode entrar em contato através da Central de Atendimento ao Consumidor, pelo número 151, bem como no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo “defesa do consumidor”. Também é possível realizar denúncias pelo aplicativo Procon Fortaleza.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Mateus Dantas