Saiba como está o funcionamento do transporte público em Fortaleza

15/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A frota de ônibus circulando na Capital equivale a 70% do total. Metrô funciona a partir dos horários das atividades que são liberadas a cada nova etapa do plano de retomada das atividades econômicas. Transporte intermunicipal está proibido. Transporte interestadual está reduzido

A retomada gradual das atividades econômicas em Fortaleza tem feito o transporte público ser remodelado constantemente para garantir o direito de ir e vir dos que precisam se deslocar para atividades essenciais. Neste momento, que corresponde à prorrogação da fase 1 da retomada, circulam na Capital em torno de 1,2 mil ônibus, o equivalente a 70% da frota total.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a oferta de ônibus é suficiente para atender à demanda de passageiros deste momento de flexibilização do isolamento social, que equivale a 320 mil pessoas por dia (35% do fluxo normal).

Em nota, o órgão informou ainda que mantém medidas de segurança para diminuir o risco do contágio pelo novo coronavírus nos ônibus, como fornecimento de álcool em gel, disposição de pias com água e sabão nos terminais de integração, distribuição de máscaras, orientação de distanciamento social nas filas e recomendações para evitar linhas de maior demanda.

O sistema metroviário também tem protocolo próprio de higienização dos trens. Além disso, recomenda o distanciamento entre as pessoas dentro dos veículos e opera em horário reduzido, priorizando os modelos de funcionamento propostos pelo Governo do Estado para as atividades econômicas que são liberadas a cada nova etapa do plano de retomada gradual.

A Socicam, que opera a rodoviária Engenheiro João Thomé, na Capital, informa, por sua vez, que o transporte intermunicipal continua proibido por decreto e que o interestadual está reduzido, movimentando para dentro e fora do Estado apenas cerca de 200 pessoas por dia. A empresa também garante estar medindo a temperatura dos que desembarcam e desembarcam na rodoviária, como parte de um plano de ação para clientes com sintomas da Covid-19.

Confira os horários de saída dos trens:

Confira os horários de saída dos ônibus:

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas