Fortaleza continua em isolamento social até próximo domingo (21)

15/06/2020 - Ana Clara Cabral

Continuidade do Plano de Retomada Econômica do governo depende da constante queda nos índices de Covid-19 em Fortaleza.

Praça da Lagoinha durante pandemia do corona vírus

O governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou o decreto de isolamento social em Fortaleza até próximo domingo, 21 de junho, além de manter a capital cearense na fase 1 do Plano Responsável de Retomada das Atividades Econômicas. A prorrogação da medida foi anunciada no último sábado através das redes sociais.

Segundo o governador Camilo Santana, “não voltamos ao normal. Usem máscara e permaneçam em casa. É fundamental o comportamento das pessoas e das empresas em manter o rigor do protocolo de higienização e distanciamento para que a gente possa continuar a retomada da economia. As próximas fases dependem das contínuas quedas dos índices de Covid-19”.

As decisões, conforme o governador, são baseadas em dados científicos e com a opinião das equipes de saúde e representantes do governo. “A avaliação feita da fase de transição (fase zero) é de que Fortaleza continua com a tendência de forte queda do número de casos e óbitos, além da baixa demanda de atendimentos nas unidades de saúde”.

A avaliação sobre a fase 1 ocorrerá nesta semana, levando em consideração o período de incubação do vírus. Até o momento, conforme indica a Análise de Flexibilização do IntegraSUS, a taxa de leitos ocupados com casos de Covid-19 nas enfermarias são de 65,38%; nas UTIs, de 71,52%; nas UPAs, de 31%; e a taxa de letalidade caiu para 9,31%.

Foto: Érika Fonseca