Drive-Thru do HGF inicia testagens de pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19

15/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A iniciativa visa ampliar o diagnóstico de coronavírus no Estado. O serviço funciona por meio de agendamento e a pessoa deverá passar por triagem estando entre o 3° e 7° dia de sintomas

A testagem para Covid-19 no sistema drive-thru, iniciou nesta segunda-feira (15) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os exames podem ser marcados previamente pela plataforma Saúde Digital (https://digital.saude.ce.gov.br/drivethru). Ao acessar o site basta fazer um rápido cadastro para marcar a consulta. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), os agendamentos são individuais e intransferíveis e são marcados antecipadamente para evitar aglomerações.

A iniciativa visa ampliar o diagnóstico de coronavírus no Estado. O serviço funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h e os exames são realizados a cada 15 minutos. O HGF prevê uma média de 65 exames a serem realizados por dia. O drive-thru foi montado na rua Juiz Renato Silva, Papicu, ao lado do hospital de campanha anexo ao Hospital Geral.

Para a Sesa, com o aumento da testagem, será possível mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e quantas ainda estão suscetíveis à doença. O drive-thru está realizando testes de biologia molecular em tempo real. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (narinas direita e esquerda), por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. As pessoas ao solicitar o teste devem está entre o 3° e 7° dia com sintomas leves ou moderadores.

De acordo com a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante, a testagem é destinada a um perfil específico da população. “Nós estamos esperando pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dias de sintomas leves a moderados da Covid-19, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, entre outros”, ressalta. Quem se enquadrar nesses critérios, pode fazer o agendamento pelo site para agendamento do exame, os interessados devem fornecer dados pessoais e informações sobre os sintomas. Goretti ressalta a importância de a população informar corretamente seus dados, e no agendamento do exame, quais são os sintomas e quando eles iniciaram. “Se o exame for feito fora desse intervalo, há probabilidade de termos um falso negativo”, alerta.

A Sesa informa, ainda, que a coleta swab no formato drive-thru seguirá todas as normas de segurança necessárias para a proteção da população e dos profissionais de saúde responsáveis pela coleta. O resultado ficará disponível em até cinco dias e poderá ser acessado no site. Já os pacientes com quadros moderados a graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde, e portanto devem se dirigir a outros pontos de atendimento presencial como o próprio centro de triagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), UPAs 24h e postos de saúde

Parceria com a Fiocruz

Com relação ao aumento das testagens para Covid-19, a partir deste mês de junho, o Governo do Estado realizou uma parceria com a Fiocruz, para a montagem de um laboratório de análise e testes no Ceará, que vai atender toda região Nordeste. A Central de Processamento de Testes Moleculares para Covid-19 está em fase de montagem no Polo Tecnológico de Saúde em Eusébio, e está sendo financiado através de uma doação da aplicação “Todos Pela Saúde” do grupo Itaú/Unibanco.

A Central, que já está contratando pessoal, terá capacidade para realizar cerca de 10 mil testes, por dia. O prédio de 2 mil metros, está sendo erguido em um modelo construtivo inovador, com todas as condições de biossegurança e foi adquirido junto a empresa chinesa PGI com custo de 12 milhões de dólares. No local serão realizados testes moleculares, que são diferentes dos testes sorológicos, pois apontam se há infecção em tempo real, quando o vírus está em ação no corpo humano e detecta o material genético do coronavírus.

Foto: Divulgação Governo Estado