Covid-19: mural em grafite presta homenagem aos profissionais da linha de frente

15/06/2020 - Adriana Albuquerque

Em homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente da unidade Covid-19, o Hospital da Mulher Zilda Arns criou um mural com uma mensagem de agradecimento a dedicação diária de todos. Pelas mãos do artista Nick Pereira, a parede branca do corredor de acesso da unidade Covid-19, ganhou um novo significado.

O mural, com cinco imagens, representa os profissionais de todos os setores da unidade de saúde: administrativo, serviços gerais, enfermagem, equipe multidiciplinar e médica. A arte em grafite vem como um abraço a cada pessoa que passa pelo corredor para iniciar mais um plantão na unidade de Covid-19 no Hospital Zilda Arns.

O agradecimento e a mensagem de incentivo aos profissionais foi idealizada pela coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19, enfermeira Ivanise Freitas da Silva. A profissional fala com satisfação da realização do projeto e como a ideia foi acolhida por todos que integram o Hospital Zilda Arns.

Ivanise fala do momento delicado enfrentado por todos que fazem a rede de saúde e como a unidade vem trabalhando no apoio a todos os profissionais, seja com mensagens motivacionais como acompanhamento especializado. “É um momento delicado pela situação dos cuidados no trabalho e com a família, muitos com parentes do grupo de risco. O projeto surgiu da necessidade e da importância de externar o agradecimento aos profissionais que fazem parte da rede”, destacou.

“Acreditamos que é importante que os profissionais se sintam reconhecidos. A intenção é tornar o ambiente o mais resiliente possível. Mostrar um outro lado deste momento e representar o sentimento de valorização”, reforça Ivanise Freitas.

Cristiano Pereira (Nick Pereira) descreve como o trabalho foi pensado e que guiado pelo sentimento de Ivanise Freitas decidiu usar os tons da cor verde retratando a esperança e as formas geométricas a força dos profissionais. “As formas representam a propagação da energia. O verde culturalmente representa a esperança. A cor verde e a forma geométrica representam a propagação da energia que contagia todos que canalizam nos profissionais da área da saúde a esperança de vencermos o Covid-19”.