Atende em Casa: plataforma garante atendimento médico on-line gratuito

15/06/2020 - Ana Clara Cabral

Por meio de videochamada profissionais de saúde orientam pacientes com síndromes gripais sugestivas da Covid-19

Pessoas de qualquer idade, com qualquer tipo de sintomas gripais, podem buscar atendimento on-line com profissionais da saúde da rede pública municipal através do novo aplicativo de internet que a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou nesta segunda-feira. O “Atende em Casa” foi lançado em entrevista coletiva virtual com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), da secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, e do coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Rui de Gouveia.

O objetivo da nova plataforma, segundo o prefeito de Fortaleza, é de “inovar com relação à expansão e qualificação do acesso à Saúde na capital cearense. Com esta ação, entramos na nova dimensão da telemedicina e teleconsulta com atendimentos online ainda mais humanizados. Serão 50 médicos e enfermeiros disponíveis por turno para as orientações com imagem e voz em tempo real.”

O coordenador Rui de Gouveia informou que o aplicativo foi criado através de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Uninassau e não demanda grandes conhecimentos tecnológicos da população: “é uma ferramenta simples. O intuito é ampliar o acesso à Saúde. Não substitui o atendimento presencial, mas fará a pessoa ter certeza que precisa ir às unidades de saúde sem precisar se expor desnecessariamente.”

Na ocasião, Joana Maciel falou sobre a importância do cumprimento do isolamento social mesmo com o início da liberação das atividades econômicas no município. “Continuamos em um momento de queda do número de casos e de mortes depois da fase de transição (fase ‘zero’). A avaliação da fase 1 será feita nessa semana, observando o tempo de até cinco dias de incubação do vírus”, explicou.

A ferramenta pode ser acessada nos aparelhos celulares, tablets ou computador, através de um navegador de internet (preferencialmente o Google Chrome). Para se conectar com um dos profissionais de saúde, basta digitar o endereço atendimentoemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br. A ligação por vídeo ocorrerá após preenchimento dos dados pessoais do paciente, bem como os sintomas que apresenta.