Rede de Acolhimento Emocional ConVida completa um mês com quase 600 atendimentos

08/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Há um mês, a rede de psicólogos voluntários ConVida se formou com o objetivo de acolher emocionalmente pessoas que sofrem impactos psicológicos causados pela pandemia de Covid-19 em Fortaleza. Só nesses primeiros 30 dias, a Rede já atendeu aproximadamente 600 pessoas. O acolhimento é feito por telefone (ligação convencional ou por WhatsApp) de segunda-feira a […]

Há um mês, a rede de psicólogos voluntários ConVida se formou com o objetivo de acolher emocionalmente pessoas que sofrem impactos psicológicos causados pela pandemia de Covid-19 em Fortaleza. Só nesses primeiros 30 dias, a Rede já atendeu aproximadamente 600 pessoas. O acolhimento é feito por telefone (ligação convencional ou por WhatsApp) de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 21 horas. Não é preciso agendamento.

A ConVida iniciou com 16 profissionais e, hoje, disponibiliza 71 psicólogos, com acolhimentos proporcionados nos turnos manhã, tarde e noite. Cada acolhida tem duração de 30 minutos. O acolhido deve ter idade superior a 18 anos. Todos os profissionais participantes são autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia para realização de atendimento à distância.

A iniciativa é facilitada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, que abrange uma das áreas mais afetadas pela doença na Capital. No início, a proposta da Secretaria era atender somente a moradores de bairros desta região. No entanto, a adesão de mais voluntários à iniciativa possibilitou expandir o atendimento para toda a Cidade.

Veja a tabela geral de atendimento da Rede na tabela abaixo:

Com informações da Ascom Regional I e Luana Severo