“Abra Suas Asas”: Prefeitura promove programação virtual para celebrar o Junho da Diversidade

05/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Devido à pandemia de Covid-19, programação gratuita será disponibilizada no Youtube e no Instagram

Neste junho, mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude (CEPPJ), da Prefeitura de Fortaleza, promove uma extensa programação virtual de palestras, bate-papos, oficinas e apresentações culturais temáticas. “Abra Suas Asas”, como é chamada a campanha, teve início na última quinta-feira, 4, com bate-papo sobre rede de cuidado às pessoas LGBTI+.

Ao longo do mês, outras programações da campanha devem abordar temas como saúde mental da população LGBTI+, saúde sexual de mulheres lésbicas e bissexuais, homofobia no universo gamer, produção cultural de artistas LGBTI+, performances drag, gênero e mercado de trabalho, violações de direitos, dentre outros. O encerramento está previsto para o dia 26, pouco antes do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, celebrado em 28 de junho.

Para Liziane Braga, coordenadora de Protagonismo Juvenil da Rede Cuca, por mais que as programações virtuais não consigam chegar a todos os jovens que usufruem do equipamento municipal, visto que nem todos têm acesso à Internet, é possível alcançar uma parcela da população que, por diversas razões, não acessava os Cucas. “A gente vai muito além do jovem que mora no entorno ou nos bairros próximos. A gente consegue alcançar jovens de todas as cidades com temáticas, discussões e cursos pertinentes a esse público”, compreende.

A programação da campanha “Abra Suas Asas” está disponível no canal da Juventude no Youtube (youtube.com/juvtv) e no Instagram, pelo perfil @juventudefortaleza. Também conta com oficinas para possibilitar aos jovens tirar dúvidas e interagir com os educadores sociais da Rede Cuca sobre as temáticas abordadas ao longo deste mês.

Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

É celebrado no dia 28 de junho para enfatizar a conscientização social sobre a cultura de combate à homofobia e para reforçar o orgulho das orientações sexuais de cada indivíduo.

Reportagem: Luana Severo

Foto: