Covid-19: população tem temperatura aferida no Terminal Antônio Bezerra

03/06/2020 - Ana Clara Cabral

Iniciativa da Prefeitura conta com apoio do setor privado para o combate à Covid-19.

Quem frequenta o Terminal de ônibus do Antônio Bezerra se deparou com uma novidade. É a câmera térmica instalada na bilheteria para verificar a temperatura corporal da população. Caso seja constatada temperatura acima de 37.5, um dos principais sintomas da Covid-19, o passageiro é orientado a buscar uma unidade de saúde. Não haverá restrição para a entrada no Terminal.

Felipe Arcanjo, coordenador de Monitoramento da Etufor, falou que a ação visa minimizar a transmissão do coronavírus em Fortaleza. Há uma equipe 24 horas por dia fazendo a checagem de temperatura dos usuários. “Este é um projeto piloto. Caso o teste seja validado, outros terminais e equipamentos públicos poderão receber o serviço. Mas ainda não há previsão”, disse.

“Todos os usuários que adentram ao terminal via bilheteria tem sua temperatura aferida. Caso esteja acima do esperado, um agente aborda o usuário para que faça o teste novamente. Constatamos em média de 25 pessoas por dia com temperatura elevada, mas sem a confirmação no segundo teste. Isso acontece quando há incidência do sol”, explicou.

A câmera, que funciona através de emissão infravermelha, é um equipamento cedido pelo setor privado, não gerando custos à Prefeitura de Fortaleza. O gerenciamento do projeto está sob responsabilidade da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões (PPPFor) e tem o apoio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Com informações da PMF

Foto: Divulgação/PMF