População pode negociar dívidas pelo WhatsApp até o fim do isolamento social

02/06/2020 - Ana Clara Cabral

Ferramenta tem como objetivo mediar soluções financeiras para os cidadãos de Fortaleza durante a pandemia.

Movimentação de pessoas nas ruas de Fortaleza

População de Fortaleza tem negociado dívidas pelo Whatsapp por meio do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). A ferramenta “Negocie Procon”, que iniciou os atendimentos em 28 de abril, já alcançou 4.323 pessoas em um mês e chegou a mais de 94% de desconto em um caso divulgado pela assessoria.

Podem participar os cidadãos que tiverem dívidas com empresas parceiras do programa ou dívidas terceirizadas. A ferramenta ficará disponível apenas durante o isolamento social em combate à pandemia da Covid-19 na capital cearense.

Como fazer para negociar:

  • Mande mensagem de whatsapp para o número (85) 98439-6661 ou 98896-8888 (ligações não serão aceitas, apenas mensagem de texto;
  • Identifique-se com dados pessoais do titular da dívida (CPF, RG e endereço);
  • Descreva seu problema, apresente uma proposta de negociação dentro de seu limite financeiro.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, exceto feriados.

Atenção: Somente consumidores residentes na capital podem participar, devido a área de atuação do Procon Fortaleza.

Confira quais empresas estão no programa:

  • Bradesco
  • Enel Distribuidora do Ceará
  • Itaú/Hipercard
  • Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece)
  • Oi
  • Fortbrasil
  • Vivo
  • Claro
  • Tim

Outras empresas vão participar?

Segundo a assessoria do Procon Fortaleza, é possível que mais empresas façam parte, mas ainda não há previsão. A parceria acontece a pedido do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, que entra em contato com os estabelecimentos pedindo descontos e condições diferenciadas para seus clientes.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, afirmou ser este um projeto pioneiro, que ajuda a população em um momento difícil economicamente, decorrente da pandemia. “O serviço continua acontecendo enquanto durar o isolamento social, para que o consumidor tenha a possibilidade de negociar ou renegociar suas dívidas sem precisar sair de casa”, explicou.

Cláudia Santos aproveitou para reforçar que o consumidor, mesmo inadimplente, tem direitos. “O cidadão não pode ser perturbado com cobranças, como diversas ligações durante o dia ou ligações à noite. As exigências também não podem acontecer com constrangimento. As empresas podem cobrar, mas de forma gentil”, disse.

Negociações

De acordo com o Procon Fortaleza, as negociações tem garantido resultados satisfatórios, como o caso de um consumidor cuja dívida no Banco Bradesco era de R$ 19.069,49 e caiu para R$ 999,24, um desconto de 94%. O órgão também divulgou uma situação de débito com a Tim, no valor de R$ 725,93, que caiu para 72,59. Nesta, o desconto foi de 90%.

Dos 4.323 atendimentos, 894 acordos já foram feitos. 859 casos estão em análise e 2.583 passaram para negociações abertas. As demais situações foram enquadradas em “Sem acordos” (351), “Desistência da negociação” (84), “Impossibilidade de contato com o consumidor” (277) e “Débito não encontrado com a empresa” (118).

Foto: Érika Fonseca