Moradores do São João do Tauape recebem visita de equipes da saúde para aplicação de testes rápidos

02/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ao todo serão aplicados 9.900 teste rápidos em 39 bairros de Fortaleza.

Na manhã desta terça-feira, 2, a comunidade do bairro São João do Tauape recebeu a visita de uma equipe formada por agentes comunitários, enfermeiros e pesquisadores do Instituto Opnus de Pesquisa e Opinião, para a primeira fase de aplicação testes rápidos de diagnóstico da Covid-19. A ação visa estimar o percentual da população com anticorpos do novo coronavírus, além de permitir calcular o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas e obter dados sobre a letalidade e velocidade de expansão da infecção.

Nelíse Diógenes, enfermeira do município que esteve na comunidade aplicando o teste de soroprevalência da Covid-19, ressalta a importância da população em receber os profissionais da saúde durante a pesquisa. “É muito importante que a população abra seus domicílios para a testagem rápida. Nós estamos todos caracterizados e paramentados para que não haja contaminação. É importante que o domiciliado se sinta à vontade para fazer o teste”, disse.

Na primeira fase de coleta serão aplicados cerca de 3,3 mil testes em domicílio de 2 a 12 de junho. Durante a visita os profissionais coletam uma gota de sangue e em 15 minutos sai o resultado. Durante esse tempo é aplicado um questionário com informações de sexo, idade, escolaridade, bem como sobre condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

A secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, ressalta a importância da fase no enfrentamento da pandemia do coronavírus. “Neste momento de retomada de atividades econômicas é preciso entender o que está acontecendo na cidade no ponto de vista da transmissão do vírus. Essa pesquisa soroepidemiológica acontecerá em 39 bairros da cidade e será fundamental para nortear as próximas medidas sobre o isolamento social. Queremos contar com o apoio da população para que deixe a equipe formada por um pesquisador, enfermeira e agente comunitário de saúde possam entrar no domicílio para realizar o teste naquela população escolhida para que possamos entender exatamente o cenário epidemiológico que estamos vivendo”, finalizou.

De acordo com a SMS, o projeto será dividido em três fases. Em cada uma, serão feitos 3.300 testes nos próprios domicílios, distribuídos em 39 bairros da Cidade. Os domicílios serão selecionados de forma sistemática. No caso dos menores de idade e incapazes, os testes serão feitos mediante autorização dos pais ou responsável.

Para a população reconhecer a equipe de trabalho, os pesquisadores portarão crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa. Os profissionais também estarão paramentados com todos os equipamentos de segurança: touca, avental, óculos, máscara e luvas.

Cronograma de testagem

• 1ª fase de coleta – 02 a 12 de junho de 2020 – 3.300 testes