Centro de Formação Olímpica receberá pacientes com sinais leves de Covid-19

02/06/2020 - Rochelle Nogueira

O CFO é um dos maiores equipamentos do país para a prática esportiva. O local será usado para hospedar pessoas com covid-19 e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Centro de Formação Olímpica

O Centro de Formação Olímpica (CFO), equipamento do Governo do Estado, receberá agora em junho, pacientes com Covid-19 que apresentem sintomas leves. A Prefeitura Municipal de Fortaleza juntamente com uma equipe de saúde da Secretaria do Estado e do Iprede definiram o espaço como unidade de acolhimento para pacientes que positivam para o novo coronavírus e que morem nas áreas mais vulneráveis da cidade.

O objetivo desta ação é fazer com que os pacientes cumpram quarentena fora de casa para que os outros membros da família não se contaminem. Para identificar esses indivíduos, as equipes da Atenção Primária à Saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), farão a triagem e a recomendação para a internação voluntária do paciente no CFO.

Para ter acesso ao equipamento, os contaminados pelo vírus seguem critérios para a internação voluntária:

– pacientes positivos com sintomas leves;

– morem em áreas sociais e físicas de maior vulnerabilidade social da cidade.

Centro de Formação Olímpica

O Centro de Formação Olímpica conta com uma estrutura adequada e confortável para receber a população neste momento de pandemia. Finalizado em 2014 e entregue oficialmente em julho de 2018, o CFO está localizado ao lado da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro. O espaço conta com hotel, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas que, nesse momento, serão utilizados para a contenção da pandemia em Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca