AMC registra redução do fluxo de veículos e pedestres no segundo dia de bloqueio de ruas do Centro de Fortaleza

02/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que realiza durante toda essa semana o bloqueio provisório de acesso ao Centro de Fortaleza, verificou neste segundo dia de operação, a redução de circulação de veículos e pedestres na região. Os agentes de trânsito só estão liberando o tráfego de veículos para realização de serviços essenciais, transporte de carga e delivery, além de residentes da área. Depois do primeiro dia, onde houve engarrafamentos, aglomerações em torno de banco e lotéricas e fechamento de 11 estabelecimentos comerciais abertos irregularmente, além da retirada de mais de 40 ambulantes em praças e calçadas, o movimento foi menor nesta terça-feira.

Hoje (02), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) encerrou as atividades em 13 estabelecimentos comerciais, entre lojas de roupas, de eletrônicos, materiais de couro e de artigos do lar, além de bancas de revistas. Foram realizadas três operações, em diferentes horários, na praça da Lagoinha para dispersar aglomerações. Durante o monitoramento no Centro da cidade, 42 ambulantes que estavam em praças e calçadas foram orientados a se retirar. Também foram autuadas duas obras irregulares, sem licença municipal, na Rua Marcos Macedo e na Avenida Duque de Caxias.

Segundo com o chefe de Operações da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Welington Cartaxo, os agentes da AMC mantiveram nesta terça-feira (02) o fechamento total das ruas São Paulo, Conde D’eu, Assunção, Pedro I, General Sampaio e Av. Duque de Caxias. O bloqueio conta com um efetivo de 24 agentes e orientadores de tráfego, por turno, além de duas viaturas com quatro agentes, que realizam a abordagem das pessoas.

Ele observa que nesta terça-feira o fluxo de veículos foi bem menor que no dia anterior, pois as pessoas estão informadas do bloqueio, mas muita gente continuou caminhando a pé pelo Centro. Pela manhã foi registrado também congestionamento a partir das Rua General Sampaio, Assunção, São Paulo e Pedro I. “Só autorizamos veículos de serviços essenciais, para estabelecimentos que estão abertos e moradores. Outras situações avaliamos na hora”, disse Cartaxo.

Para a fixação das barreiras, ele pontua que foram analisados inicialmente, áreas com maior trânsito. Frisa que mesmo com os bloqueios as pessoas continuam promovendo aglomeração em alguns trechos. Os locais de maior aglomeração tem sido os bancos e lojas como a Americana, que não cerrou suas portas durante o período de isolamento social. Ele pontua que a operação deverá ter continuidade e não há previsão de encerramento. “O bloqueio acaba reduzindo o fluxo de veículos e menos pessoas circulando. As pessoas não temos como barrar, mas os veículos que não tiverem comprovante ou justificativa estão dento que fazer o retorno”, destaca.

A AMC permanece com os sete pontos de bloqueios nos seguintes cruzamentos: Rua São Paulo x Rua Major Facundo, Rua São Paulo x Rua Senador Pompeu, Rua Pedro Pereira x Rua 24 de Maio, Rua Pedro I x Rua General Sampaio, Rua Barão do Rio Branco x Rua Pedro I, Rua Floriano Peixoto x Av. Duque de Caxias e Rua Pedro I x Rua Assunção. Durante barreira caso não se justifique as necessidades da viagem, as pessoas são informadas sobre as opções de desvios evitar o perímetro interditado. Somente no primeiro dia de bloqueio, a AMC verificou uma redução do fluxo de veículos em torno de 58,8% somente na regional do Centro.

Desvio de linhas de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que 26 linhas estão com seu itinerário desviado, tendo em vista o bloqueio do acesso às ruas General Sampaio, São Paulo, Pedro I, Conde D’Eu, Assunção e Av. Duque de Caxias. As linhas devem seguir a orientação da AMC. São elas: 012 – Circular II; 032 – Av. Borges de Melo II; 071 – Antônio Bezerra/Mucuripe; 101 – Beira Rio, 102 – Vila Sto Antônio/Nossa Senhora das Graças; 108 – Santa Maria/Bairro Ellery; 110 – Vila do Mar/Centro; 140 – Vila do Mar/Centro II; 042 – Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu; 086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont; 286 – Expresso/Antônio Bezerra/Santos Dumont; 833 – Cidade 2000/Centro

E ainda: 625 – Parque Manibura/Borges Melo; 670 – Sítio São João/Centro; 605 – José Walter/Br 116/Av. I; 606 – José Walter/Br 116/Av. N; 503 – Av. 13 de Maio/Rodoviária I; 703 – Paupina/Pici (STPC); 132 – Av. Leste Oeste/Centro; 411 – Montese/Lagoa; 421 – Montese/Lagoa/Parangaba; 014 – Aguanambi II; 300 – Siqueira/Centro/Expresso; 302 – Rodolfo Teófilo/José Bastos; 355 – Siqueira/José Bastos; e a 390 – Parangaba/João Pessoa.

Foto: Érika Fonseca