Projeto Belchior em Casa lança programação desse mês

01/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Lançamento de edital, podcast, shows e ações formativas são os destaques da programação do equipamento, que segue ocorrendo virtualmente

O Centro Cultural Belchior (CCBel) inicia o terceiro mês de programação virtual e gratuita por meio do projeto Belchior em Casa que, em junho, segue ativo na internet levando shows ao vivo, ações formativas, podcasts, entre outras atividades do equipamento para os lares dos fortalezenses.

A grande novidade deste mês é o lançamento do Edital Pluga & Pensa, uma chamada para credenciar propostas de atividades formativas no âmbito das artes e da cultura, que serão desenvolvidas no Centro Cultural Belchior. As inscrições ocorrem entre os dias 3 de junho e 31 de agosto.

“A partir de agora, artistas e profissionais de formação que queiram compor a programação formativa do CCBel, ligadas evidentemente ao campo das artes com destaque para música, devem realizar a sua inscrição através do Mapa Cultural de Fortaleza”, explica o gestor do equipamento, Lenildo Gomes.

O projeto Pluga & Pensa é composto por uma série de ações de formação, como cursos, oficinas, seminários, palestras, rodas de conversa, workshops e grupos de estudo, todas voltadas para a qualificação do pensamento sobre a música, a arte e as relações entre as artes. A programação contempla atividades regulares de produção e compartilhamento de conhecimento.

Confira as demais atividades de junho:

Podcast do Bel

O terceiro episódio do Podcast do Bel será lançado no dia 3 de junho, às 13h, em bate-papo ao vivo entre as produtoras culturais Ravena Monte e Fran Nascimento. A live, que acontece no Instagram do CCBel, aborda ligeiramente o tema do episódio, intitulado “A produção no interior dos interiores”, que promove um diálogo sobre a produção cultural realizada nas cidades do interior do Ceará e leva à reflexão sobre os vários interiores que uma cidade e uma produção podem abranger, de forma física e poética. Após a live, o episódio será disponibilizado na íntegra nos canais do Spotify e Youtube do Centro Cultural Belchior.

No Centro da Sala (pocket shows)

Serão realizados 12 pocket shows ao vivo durante a programação do mês de junho. As apresentações iniciam na quinta-feira (04/06), com a participação do Coletivo de Djs Festa Criola, que apresenta o trabalho da DJ Viúva Negra com performance de Muriel Cruz.

Na sexta-feira (05/06), o coletivo permanece no comando do momento musical, apresentando o trabalho da DJ Lolost com performance de Amanda Freire. No sábado (06/06) é a vez da banda pernambucana Torre promover uma experiência sensorial por meio da música.

Durantes as outras quintas, sextas e sábados do mês, o Instagram do CCBel será palco para outros coletivos e artistas inscritos no Edital Massafeira e no Credenciamento de Artistas 2020, são eles:

• Coletivo Lado B, que participa com apresentação da banda Filosofia Inverso no dia 11/06, da banda Canil no dia 12/06 e do artista Berg Menezes no dia 13/06.
  • Coletivo Girl To The Front, que integra a programação musical de junho e apresenta os shows das bandas Mar de Vênus (18/06), Vira Mundo (19/06) e da artista Cynthia Petrus (20/06).
  • Coletivo Atrita encerra o “No Centro Da Sala” do mês, com apresentação da DJ Ruth Lovi com performance de Corpa Caironi no dia 25/06, DJ Ryanbnog no dia 26/06 e do DJ Tuusmyr + DJ Lady Fake no dia 27 de junho. Todas as apresentações ocorrem às 18h.

Pluga & Pensa em Casa

Dois cursos e um workshop serão ofertados em junho, gratuitamente, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet, além do canal do CCBel no YouTube. Confira:

Workshop:

Comunicação para a Música, com Sylvia Sussekind

• Data: 10/06
  • Horário: 15h

Produção Executiva e Logística para Ações Culturais, com Camila Rodrigues e Hannya Melo

• Data: 16 a 19/06
  • Horário: 15h às 18h

Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento, com Jamille Queiroz

• Data: 23/06 a 26/06
  • Horário: 15h às 18h

O Belchior em Casa já realizou 33 shows ao vivo e 63 horas de formação nos meses de abril e maio. Em junho, estão previstas 12 apresentações musicais e 25 horas de formação online e gratuita.

Com informações da PMF

Foto: Mateus Dantas