Covid-19: Prefeitura de Fortaleza vai fazer 9,9 mil testes rápidos em domicílio

01/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Esforço é para orientar de maneira mais assertiva as estratégias de combate à pandemia na Capital

Enfermeiros municipais, agentes comunitários de saúde e pesquisadores do Instituto Opnus de Pesquisa e Opinião vão percorrer domicílios de Fortaleza a partir de amanhã, 2, para aplicar 9,9 mil testes rápidos de diagnóstico da Covid-19. O trabalho é para estimar o percentual de pessoas que adquiriram anticorpos para o novo coronavírus e o percentual de infecções assintomáticas/subclínicas, além de analisar a velocidade de expansão da infecção.

O processo de testagem tem três fases, cada uma envolvendo 3,3 mil testes rápidos e 39 bairros da Capital. Os domicílios vão ser escolhidos sistematicamente e, o morador a ser testado, por sorteio entre os residentes. Em caso de o sorteado ser menor de idade ou incapaz, o teste só será feito somente mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Joana Maciel, secretária municipal da Saúde, entende que as informações obtidas por meio dessa testagem podem orientar melhor as estratégias de combate à pandemia de Covid-19. “Vai mostrar nossa taxa de ataque, o percentual da população que já está imunizada”, explicou. Além disso, a pesquisa deve ser utilizada para o aperfeiçoamento de estratégias da retomada às atividades econômicas e comportamentais na Cidade. “Como a gente vai se comportar enquanto sociedade e sistema de saúde daqui por diante”, resumiu a gestora.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a equipe que vai aplicar os testes está orientada a adotar os protocolos recomendados para não expor profissionais e população ao risco de contágio e vai estar munida com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os pesquisadores do Opnus vão estar com crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa.

Sobre o teste

Com uma picada na ponta do dedo, os profissionais da saúde coletam o sangue de um morador e fazem a análise do material durante 15 minutos. Enquanto isso, os pesquisadores do Opnus aplicam um questionário para obter informações de sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

Busca ativa nos lares fortalezenses

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na semana passada, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) informou que agentes de endemias e agentes comunitários de saúde já visitaram mais de 25 mil pessoas desde o último mês de abril para identificar precocemente quem estava com quadros sintomáticos gripais preocupantes. Pelo menos três mil casos suspeitos de Covid-19, segundo o prefeito, foram identificados por meio dessa logística.

Confira o cronograma da testagem em domicílio:

• 1ª fase de coleta:
    2 a 12 de junho – 3.300 testes